Corredor Multicultural começa nesta sexta e tem mais de 20 atrações no fim de semana

Programação do fim de semana tem show da cantora Dionysia Moreira, finalista do programa “The Voice +; ingressos serão distribuídos neste sábado

Música, palhaçaria, oficinas, batalha de performances, intervenção urbana e espetáculo circense estão na programação do fim de semana do Corredor Multicultural, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), para celebrar os 172 anos da cidade. Neste fim de semana, serão 20 atrações inteiramente gratuitas ao ar livre – em praças, feira e parques – ou em equipamentos culturais mantidos pelo Município.

Às 17h, tem show com a banda Trinca-Ferro na Praça Áureo Gomes Carneiro, no Bairro Grama, e show “O Carnaval que não teve”, com Grupo Bacharéis do Samba, na Praça Antônio Carlos (PAC) no Centro. Às 19h, também em Grama, tem o show “Cidade 20 – Eminência autoral” – Duas décadas do álbum “Cidade sob a Chuva”, e na PAC, as Guerreiras de Clara se apresentam com o Show Fuzuê Cultural.

Entre as atrações da festa estão MC Xuxu, Sandra Portela, Carlos Fernando Cunha, Helgi, a drag queen Saraah e a finalista do programa The Voice+, Dionysia Moreira. Todas as atividades têm entrada franca. A programação completa do Corredor Multicultural pode ser acompanhada pelas redes sociais da Funalfa – @funalfacultura. (Confira no fim da matéria)

Ingressos para o show de Dionysia serão distribuídos neste sábado

Os convites para o show da cantora Dionysia Moreira, que acontece neste domingo, às 19h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, serão distribuídos gratuitamente neste sábado (28). Os interessados em conferir a apresentação da finalista do programa “The Voice +” devem garantir seu ingresso em dois pontos: Espaço Cidade/Paço Municipal (Av. Rio Branco 2.234 – Parque Halfeld – Centro), das 9h às 12h; ou no Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja São Sebastião – Centro), das 12h às 18h. Cada pessoa pode retirar até dois convites e, caso haja disponibilidade de lugares, haverá distribuição de ingressos também na entrada do show.

Cantora da “Era do Rádio”, Dionysia Moreira tem 90 anos e ganhou notoriedade nacional como uma das finalistas da edição 2022 do programa global “The Voice +”. No entanto, sua relação com a música é bem mais antiga. Em 1943, aos 12 anos, apresentou-se na extinta PRB-3 e seguiu cantando. Filiada à Ordem dos Músicos do Brasil, atuou como cantora da TV Industrial, do conjunto Partido Alto e da Orquestra Cassino Royale.

Ao longo da carreira, venceu vários concursos musicais. Aos 81 anos, realizou o sonho de gravar um CD, que leva seu nome, com financiamento do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela PJF e executado pela Funalfa. Em 2012, a artista foi condecorada na Câmara Municipal com a Medalha Nelson Silva, distinção reservada às pessoas que se destacam na difusão das manifestações artístico-culturais da raça negra.

No ano seguinte, Dionysia ganhou o Prêmio de Melhor Intérprete no 3º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de Juiz de Fora, também promovido pela PJF/Funalfa.

Confira a programação completa do fim de semana:

Sábado (28)

Espaço Cidade (Paço Municipal – Av. Rio Branco 2.234 – Parque Halfeld – Centro)

– 9h às 12h | Plantão para cadastro de artistas e agentes culturais do município no CAD Cultural (Cadastro Municipal de Agentes Culturais de Juiz de Fora)

Parque Municipal

– 10h – Show “Mágicas e Tonteiras”, com Palhaço Rosquinha

Escadaria do Cine-Theatro Central

12h – Show “Ser-Estar: Música e Prosa” – serenata instrumental

Praça Áureo Gomes Carneiro – Grama

14h – Show “Batuque na Roda, Samba no Largo”

Praça Antônio Carlos (PAC) – Centro

14h – Show Carnaval Ritmo Quente – Mestre Caio, intérprete, passistas, mestre-sala, porta-bandeira e ritmistas

16h – Ressaca de Carnaval, show musical com Charmosas do Tamborim

18h – Show musical Ouro de Minas, com Carlos Fernando Cunha

20h – Show com Sandra Portela

Domingo (29)

Museu Ferroviário de Juiz de Fora

10h – Vogue Femme – oficina imersiva, com Sol Mourão

Nesta sexta-feira (27), a programação teve início às 8h com distribuição de fanzines sobre iniciativas artísticas no Calçadão da Halfeld. Às 16h, os integrantes do Gente em Primeiro Lugar saíram em um Cortejo do Paço Municipal e desceram a Rua Halfeld.

16h – Represent Ball – festa cultural com batalhas de performance e estética

Teatro Paschoal Carlos Magno

19h – Show com Dionysia Moreira

Centro Cultural Dnar Rocha

16h – Oficina desenhos e pinturas em tecido com referência na cultura negra

Praça Áureo Gomes Carneiro – Grama

14h – Show “Música Coletiva é Revolução”, com Helgi

Praça Padre Geraldo Pelzers – Santa Luzia

18h – Show “MC Xuxu ao Vivo”, com participação de dançarinos

Praça Antônio Carlos (PAC) – Centro

18h – Show “Mergulho”, lançamento do EP musical da drag queen Saraah

20h – Show com a Banda do Ben – tributo a Jorge Ben

Feira da Avenida Brasil

* 10h30 – Oficina Afrolata – Musicalização com Lixo

* 12h – Show “Samba Aqui, Rima Lá”, com JÔBrandaum

Parque da Lajinha – Teixeiras

* 14h – Espetáculo circense “O Grande Cirquinho”

Parque Halfeld

* 14h – Oficina de intervenção urbana “Conversas sobre o Tempo e a Cidade”

Mostras | visitação até 31 de maio 

Espaço Cidade

* Das 10h às 15h – “Entrega Efetuada” – Instalação de Rodrigo Dias, com caixas usadas no transporte de alimentos. Crítica sociorracial sobre a precarização profissional dos serviços de entrega de comidas por aplicativos

Teatro Paschoal Carlos Magno

* Das 9h às 21h – Mostra “Òrìsà (Orixás)” – Ilustrações digitais de orixás impressas em tecido. Artistas: Gabriel Bittencourt e Jonathan Pires

* Das 9h às 21h – Mostra “OndéQuitá? OndéQuié?” – Fotografias de detalhes da paisagem urbana, desafiando o espectador a identificar os locais. Fotógrafa: Leda Bárbara Soares

As informações são do portal Tribuna de Minas

Pesquisar