O Corpo de Bombeiros, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, realiza uma série de vistorias preventivas em lotes vagos na cidade. A operação, que começou nesta semana, pretende identificar lotes que estão tomados pelo mato.
Durante o período de estiagem, onde as temperaturas tendem a ficar mais baixas juntamente com a umidade relativa do ar, ocorre o ressecamento natural das vegetações, aumentando as chances de incêndios.
Segundo os militares, neste período também acontecem rajadas fortes de vento, fazendo com os focos de incêndio se alastrem rapidamente, causando risco aos imóveis vizinhos e danos ao meio ambiente.
Ainda conforme explica a corporação, os incêndios em vegetações provocam grandes quantidades de fumaças tóxicas, que podem atingir casas, hospitais e escolas. A fumaça pode ocasionar hospitalizações e casos graves de síndromes respiratórias.
A operação vai identificar lotes vagos com matagal e repassar para a Prefeitura de Ituiutaba. Em seguida, os proprietários serão notificados para que realizem a limpeza dos terrenos.
A previsão é que mais de 600 vistorias sejam realizadas até o mês de julho na cidade.