A partir da próxima terça-feira (28), o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais iniciará uma série de capacitações nas cidades de Montes Claros, no Norte de Minas, Uberlândia, Triângulo Mineiro, Governador Valadares, Vale do Rio Doce e Poços de Caldas, no Sul de Minas, para 40 profissionais ou mais em cada cidade. O treinamento visa a atuação junto aos órgãos municipais na desinfecção de áreas de grande circulação de pessoas nas respectivas cidades.
A capacitação técnica de desinfecção faz parte das medidas preventivas de controle à pandemia da Covid-19 implementadas pelo governo do estado. A ação se dará nas sedes das unidades do Corpo de Bombeiros nos próprios municípios e terá duração de cerca de 6h, com término após a atividade prática de desinfecção em área pública de grande circulação, prevista para às 23h.
Militares que atuam no Pelotão de Emergências Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares dos Bombeiros serão os responsáveis pela condução da parte teórica e prática do treinamento.
A instrução permitirá que os profissionais tenham uma visão geral sobre o risco de contaminação do coronavírus e a importância do procedimento de desinfecção das áreas públicas de grande circulação de pessoas para impedir a disseminação do vírus. Eles também serão orientados quanto às soluções disponíveis para a sanitização, os riscos destes produtos e a forma adequada de utilizá-los.
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) também serão foco da capacitação, que mostrará a maneira correta de paramentação e desparamentação, bem como o descarte correto dos equipamentos individuais e resíduos gerados na desinfecção.
Os profissionais aprenderão sobre o risco oferecido pelo coronavírus, suas formas de transmissão e o tempo estimado de permanência nas diferentes superfícies. Com isso, a expectativa é que repassem as orientações aos municípios de origem para que o esforço se multiplique em todo o estado.