Coronel Fabriciano inicia Campanha Multivacinação na próxima segunda

Divulgação PMCF

Campanha de vacinação começa na segunda-feira (6) e vai até dia 31

A Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano, realizará entre os dias 6 (segunda-feira) a 31 de agosto (sexta-feira), a Campanha Nacional contra Sarampo e Poliomielite, desenvolvida pelo Ministério da Saúde em todo Brasil.

A previsão é de que 5.400 crianças, com idades a partir de um ano até cinco anos, sejam imunizadas no município. O “Dia D” está agendado para sábado, 18 de agosto. Neste período, a vacinação será exclusiva para crianças com essa faixa etária, uma vez que são mais suscetíveis a doença.

Com a campanha, os pais e responsáveis garantem a atualização do cartão de vacina dos filhos e a imunidade contra o Sarampo e a Poliomielite. A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Tatiana Cunha, afirma que a vacina é a única forma de prevenção. “A vacinação é importante pra evitar que essas doenças, como o sarampo, retornem a nossa cidade e comprometa a saúde”, afirma.

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, conta com a participação dos pais e responsáveis para atingir a meta. “A gente pede que os responsáveis pelas crianças com essa faixa etária as levem com o cartão de vacina até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, para garantir a imunização para a vida inteira”, concluiu.

As salas de vacinação funcionarão de 07h30 as 12h30 em todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto na do bairro São Domingos, com horários de 13h30 às 16h30. Nas UBS’s do bairro Santa Cruz e do Centro, as vacinas serão disponibilizas de 07h30 às 16h30.

Mobilização Sarampo Mata

Desde o dia 9 de julho, Fabriciano realiza a mobilização “Sarampo Mata” com objetivo de vacinar em caráter de urgência todas as crianças de 0 a 2 anos que estão com o cartão desatualizado e a população que ainda não tomou a vacina ou que compareceu apenas a uma das etapas das campanhas em anos anteriores, tomando apenas uma dose. O Ministério da Saúde determina que a imunização seja feita em duas etapas, aos 12 e aos 14 meses de vida. Uma vez imunizado com duas doses, a pessoa está protegida para a vida inteira.

Foi determinado que as crianças que não estiverem com o cartão de vacina atualizado não poderão retornas as aulas após as férias. Após a campanha, pessoas com até 50 anos podem se vacinar, mas a orientação é de que procurem a UBS mais próxima para verificar a situação vacinal e ver se é necessário se imunizar.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar