Coronavírus: APAE de Carmo continua trabalho através de apoio multiprofissional

A APAE de Carmo do Rio Claro também teve suas atividades suspensas, na modalidade presencial, em prevenção à Covid-19. O quadro de profissionais, da entidade vem desenvolvendo trabalhos diários, visando minimizar o impacto causado aos seus alunos e usuários, devido essa paralisação.

As famílias são co-terapeutas no processo de ensino-aprendizagem das pessoas com deficiência. Então, nada mais justo, que colocá-las conscientes deste processo. Pensando nisso, foi criado um grupo de apoio multiprofissional, para sanar as dificuldades que encontramos em atender as pessoas com deficiência neste período.

Na área da psicopedagogia, são desenvolvidas atividades de estimulação sensorial, desenvolvimento comunicacional e social, atividades de coordenação motora fina e grossa, atividades de alfabetização e letramento, atividades matemáticas.

Na área da psicologia, de acordo com os princípios éticos, resoluções e normas técnicas do Conselho Regional de Psicologia,são ofertadas atividades para combater o estresse com objetivo de alcançar o controle emocional, mesmo assim a pessoa precisando do atendimento fora do grupo, o profissional faz essa escuta qualificada de modo particularizado, via vídeo chamada.

Na área da fisioterapia os atendimentos são realizados conforme a resolução do COFFITO nº 516/20, na qual o usuário é acompanhado por, telemonitoramento ou teleconsulta por mídias sóciais. Nos casos graves o atendimento é presencial.

Na área da fonoaudiologia os atendimentos ocorrem por meio de avaliações, tratamento e prevenção das alterações fonoaudiológicas. No grupo são postadas diariamente atividades que englobam todas as dificuldades apresentadas, a fim de que possa incluir todas as crianças, de forma criativa e divertida. As mães são orientadas e interagem com os profissionais da equipe. Segundo a fonoaudióloga Carmem, houve um resgate muito forte do valor da família e do contato Mãe/Filho, numa visão amorosa das reais necessidades.

Na assistência social foi criado um grupo de whatsApp dos usuários do Centro Dia onde ocorre a interação entre eles com objetivos de proporcionar acolhimento e orientações de diversos contextos e promoções de atividades de vida diária, com a supervisão do profissional e da família. Segundo a psicóloga Natália o grupo também atende aos objetivos propostos.

Na área da educação a APAE em parceria com a Secretaria do Estado da Educação conta com nove profissionais cedidos por meio do processo de designação realizado pela própria SEE, que atuam nas modalidades de Ensino Especial do Ensino Fundamental regular, EJA-Anos Iniciais e finais do Ensino Fundamental

Segundo a Diretora da Instituição Marlene Neves. C. Carlos e a Supervisora Pedagógica Dábida Cristina P. C. Cade, “O grupo está sendo de grande importância, pois além de ser um instrumento de comunicação entre as famílias, ele também serve para orienta-las em suas demandas. A APAE no momento aguarda o posicionamento e as próximas deliberações do Estado autorizando os professores a realizarem o regime de tele trabalho, em respeito a prevenção , onde a escola especial da APAE irá até a casa do aluno”.

A Federação das APAES, no mês de abril, realizou capacitações para as equipes de todas as APAEs do Estado na área da Assistência Social, Saúde e Educação. A equipe da APAE de Carmo do Rio Claro busca soluções diante das dificuldades diariamente.

O post Coronavírus: APAE de Carmo continua trabalho através de apoio multiprofissional apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar