COPASA afirma que 45% da ETE Itapecerica já está concluída e explica como será a cobrança

A COPASA anunciou hoje o andamento das obras da estação de tratamento de esgoto. A companhia informou  que 45% das obras estão prontas. Já em julho, o esgoto de pelo menos 24 bairros começam a ser tratados e começa também, a cobrança adicional na conta de água, entenda como irá funcionar.

Basta andar por Divinópolis para ver as obras de construção da ETE Itapecerica. São 16 pontos em manutenção, em praticamente todas as regiões da cidade. Divinópolis conta com três grandes sub-bacias, a do Rio Pará, que trata cerca de 10% do esgoto, a segunda bacia, de Ermida, que depois de pronta, terá capacidade para tratar quinze litros de esgoto por segundo e a ETE Itapecerica, que vai tratar cerca de 400 litros por segundo.

As obras da ETE foram retomadas em setembro do ano passado. Serão pouco mais de 6 mil metros de redes coletoras, os interceptores, que vão levar os dejetos até a estação somam 74.434 metros. Dez estações elevatórias serão responsáveis por bombear os efluentes para os interceptores. Para que as obras seguissem, a COPASA precisou de autorização para passagem de equipamentos em quase 800 propriedades.

E a conta de água vai subir, mas por enquanto, para moradores de mais de 20 bairros. Por exemplo, a tarifa atual para quem consome até  15 mil litros de água por mês é de 67,58. A coleta e o transporte, hoje, somam 29,57, totalizando 97,15. Já em agosto, quem consumir o mesmo valor de água pagará taxa de coleta de 25,34 e a taxa de tratamento de esgoto, de 38,86, um valor total de 131,78, representando um aumento de 35,5% na conta.

Segundo a COPASA, 45% das obras já foram concluídas e em julho, o tratamento do esgoto será efetivado em 24 bairros das regiões Norte e Nordeste. Até o fim do ano, a companhia espera tratar 100% do esgoto, mas tem um, porém, em relação ao bairro Jardinópolis, a COPASA explicou que a construção da unidade elevatória será de responsabilidade do município.

As obras deveriam ser entregues em dezembro de 2017, mas impasses com licenciamentos ambientais atrasaram o serviço. O valor aproximado da obra é de 143 milhões de reais e deve beneficiar uma população de 302.784 mil habitantes até o ano de 2042. Bairros como Costa Azul, Terra Azul, Del Rey e Copacabana não possuem um sistema adequado de saneamento básico.

Postado originalmente por: TV Candides

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar