Copa do Mundo pode elevar em 8% as vendas de bebidas no país

Com incremento, consumo do ano no País pode chegar a 15,4 bilhões de litros, conforme divulgado pelo Sindicerv

O setor de bebidas prevê que as vendas para a reta final deste ano tenham um incremento de 8%. A movimentação é justificada pelo aquecimento que a Copa do Mundo do Catar pode provocar no mercado brasileiro. Com o aumento no consumo no ano, as vendas podem chegar a 15,4 bilhões de litros, conforme divulgado nessa terça-feira pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).

Segundo o estudo realizado pela fornecedora de pesquisas Euromonitor International, no ano passado, houve um montante de 14,3 bilhões de litros, com um aumento de 7,7% frente ao acumulado de 2020.

Segundo o superintendente do Sindicerv, Luiz Nicolaewsky, essa tendência é explicada pelo retorno dos grandes eventos. Ele avalia que, além do mundial, os festivais e a chegada do verão também impulsionam maior movimento.

“A retomada desses eventos aquece ainda mais a indústria da cerveja. Após a flexibilização imposta pela pandemia da Covid-19, a expectativa é de muito otimismo. Esperamos que o consumo retorne com mais força aos bares e restaurantes, que são exatamente os lugares favoritos pelos brasileiros para consumo”, observa.

Dois cenários

Apesar de a pesquisa não apontar quais os tipos de bebidas podem ter maior e menor procura durante o mundial, Luiz enfatiza que o estudo avaliou dois cenários.

Ao ser observado o desempenho setorial, foi identificado que antes do cenário pandêmico, o setor de bebidas conhecido como on-trade totalizava 62% do consumo da bebida. Enquanto isso, o off-trade, ou seja, os pontos de venda como supermercados, hipermercados e mercearias, que não são especializados em consumo de cerveja no próprio ambiente, registraram as vendas em torno dos 38%.

Já durante a pandemia, em 2021, com as restrições de funcionamento de bares, o consumo migrou para dentro de casa. No período, o off-trade registrou participação de 41,6%, totalizando em 5,9 bilhões de litros de cerveja comercializadas. Já o desempenho do consumo de cerveja fora do lar passou para 58,4%, representando um saldo de 8,4 bilhões de litros comercializados.

Zero álcool

Mesmo representando uma parcela discreta do consumo total do mercado brasileiro, a categoria de cerveja sem presença de álcool foi considerada uma das mais bem-sucedidas nas vendas ao varejo em 2021. O Sindicerv identificou que nacionalmente esse segmento registrou a venda de 284,6 milhões de litros, obtendo, portanto, um aumento em 44% em relação ao ano de 2020.

“Para a Copa do Mundo, esse segmento pode ganhar ainda mais força. Afinal, é uma excelente opção para quem deseja acompanhar os jogos e consumir uma bebida bem gelada de uma forma mais responsável”, enfatiza Nicolaewsky.

Segundo ele, a busca do consumidor por um estilo de vida mais leve, saboroso e equilibrado é um fator em destaque. A estes pontos, estão aliados os investimentos do setor em inovação. Juntos, são capazes de impulsionar a categoria em até 37,6%, projetando cerca de 400 milhões de litros no mercado nacional.

As informações são do Diário do Comércio.

Foto: Pixhere

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