Contribuintes devem ficar atentos aos prazos de entrega dos documentos exigidos para aposentadoria

Os milhares de contribuintes que deram entrada no pedido de aposentadoria no INSS a partir de 18 de janeiro deste ano devem ficar atentos para não perder os prazos para entrega dos documentos exigidos. Embora o processo esteja mais ágil, quem não apresentar os papéis em 60 dias após a solicitação do instituto pode ter que começar todo o trâmite novamente.

Com o objetivo de desafogar a fila de requerimentos, que recebeu 168.983 novas solicitações em Minas somente entre janeiro e agosto deste ano, e agilizar as respostas, o INSS nacionalizou o processo de análises e bonificou os servidores, pagando extra por produtividade. Agora, os pedidos entram em uma fila nacional e os agentes podem analisar os requerimentos independentemente da localidade em que estão.

A intenção é a de regularizar as análises até o fim do ano. Por lei, o prazo máximo para avaliação dos processos é de 45 dias. Em muitos casos, no entanto, a espera ultrapassa seis meses.

Imagem via: Agência Brasil/EBC

O post Contribuintes devem ficar atentos aos prazos de entrega dos documentos exigidos para aposentadoria apareceu primeiro em Rádio Sucesso FM.

Postado originalmente por: Sucesso FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar