Contos das Gerais: conheça Monte Verde, um dos locais mais românticos de Minas

Monte Verde pertence ao Distrito de Camanducaia, localizada no Sul de Minas Gerais, cerca de 459 Km de Belo Horizonte. O município possui uma área de 527.96 Km² e 21.801 habitantes, conforme o IBGE de 2020.

Monte Verde surgiu com a chegada do imigrante da Letônia, Verner Grinberg que, em busca de um lugar que remetesse ao seu país natal, fundou, organizou e transformou uma fazenda em uma região distante e de difícil acesso, em uma pequena vila, onde ele e sua família construíram as bases do que hoje é o distrito.

Posteriormente, imigrantes oriundos da Hungria, Suíça, Alemanha, Rússia e Itália, e é claro, muitos brasileiros, encontraram construíram suas vidas no local. Com esses imigrantes, foi criado uma técnica muito especial de pintura, o Bauer, que é reconhecida como patrimônio imaterial da cidade.

Foto: Governo de Minas

O nome da Vila surgiu a partir do conselho da esposa de Verner, que colocou o nome da cidade em homenagem à sua família: Grinberg, na tradução significa Verde Monte. E assim, a pequena fazenda se transformou em Monte Verde.

A vila cercada por pinheiros tem várias pousadas e restaurantes, que são ótimas atrações para um fim de semana a dois. Durante o dia, pode-se apreciar a paisagem em caminhadas por trilhas, como a do Pinheiro Velho, a mais famosa de todas. Conhecida como Suíça brasileira, a região possui natureza privilegiada e baixas temperaturas.

Com informações do Governo de Minas Gerais e Monte Verde.

Pesquisar