Contos das Gerais: conheça Urucânia, cidade que viralizou nas redes sociais

Urucânia é uma cidade localizada na Zona da Mata mineira, cerca de 206 Km de Belo Horizonte. O município possui uma área de 138.83 Km² e 10.291 habitantes, conforme o IBGE de 2020.  

A história de Urucânia se confunde com as manifestações religiosas na região, que têm origem na devoção a Nossa Senhora das Graças. A cidade faz parte do Circuito Montanhas e Fé. O povoamento surgiu em meados do século XIX, quando uma senhora fervorosamente católica, amiga dos escravos e protetora dos colonos, mandou erguer uma capela e uma casa para abrigar o sacerdote em terreno por ela doado.

Como era grande a quantidade de urucum nestas terras, o povoado denominou-se Urucu e a capela foi dedicada à Nossa Senhora do Bom Sucesso do Urucu. Com a chegada de usinas açucareiras em 1924 e o cultivo extensivo da cana de açúcar nas proximidades do povoado, passou a chamar-se Urucânia. A cidade ficou conhecida a partir de Padre Antônio Ribeiro Pinto, tido como milagroso.

Foto: divulgação/Governo de Minas

Entre os atrativos da cidade, podem ser citados a Casa dos Milagres, o Museu Padre Antônio Pinto e o Santuário Nossa Senhora das Graças. Porém, na última semana, o município viralizou nas redes sociais após mineiros confundirem Urucânia com Ucrânia, país que está em guerra contra a Rússia a mais de um oceano de distância do Brasil.

A confusão foi compartilhada no TikTok, alcançando mais de 291 mil visualizações. Em seguida, chegou ao Twitter. Confira os áudios:

Com informações do Governo de Minas Gerais.

Pesquisar