Setubinha é uma cidade localizada no Vale do Jequitinhonha, cerca de 484 km de Belo Horizonte. O município possui uma área de 534 Km² e 12.493 habitantes, conforme o IBGE de 2021.
A história de Setubinha teve início por volta de 1840, quando as terras foram doadas em sesmaria a uma família portuguesa, de nome Batista de Miranda. Entre 1847 e 1852, as expedições de Teófilo Benedito Otoni rumo ao Vale do Mucuri passaram pelo munícipio e novas famílias, algumas de tradição mineira como a Paula Dias, que descende de Alvarenga Peixoto, foram chegando e trazendo o progresso para a povoação, que se tornou Paróquia e foi elevada à categoria de Distrito de Minas Novas.
Além disso, há registros de famílias originárias de imigrantes portugueses e libaneses e, nas áreas de ocupação mais antigas foram relatados encontros com povos indígenas e encontrados sinais da presença anterior destas populações.
As famílias sobreviviam da agricultura e transportavam seus produtos em lombo de animais até Sucanga (Poté) e daí de trem até Teófilo Otoni, onde eram comercializados. O garimpo também foi uma atividade presente na história da cidade, inclusive, no local foi encontrado uma das maiores jazidas de alexandrita do mundo.
A cidade, que é aconchegante, tem um povo hospitaleiro. Atualmente, o visitante encontra inúmeras preciosidades, como cachoeiras, rios, belas montanhas, deliciosos produtos da gastronomia típica local e o gostoso clima de interior.