Perdões é uma cidade localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, cerca de 197 Km de Belo Horizonte. O município possui uma área de 270.53 Km² e 21.485 habitantes, conforme o IBGE de 2020.
Por volta de 1770, chegou em Perdões um homem português, cujo nome era Romão Fagundes do Amaral, minerador bastante ambicioso. Ele vivia a procura de lugares propícios à exploração de riquezas. Nestas terras, minerou e enriqueceu. Inclusive, há vestígios de sua atuação em Perdões, Cana Verde e Campo Belo.
Segundo a tradição, Romão Fagundes se tornou fugitivo por manter garimpos clandestinos. Entretanto, depois de muito se esquivar fez uma promessa à Coroa, pedindo o seu perdão. Caso fosse concebido, seria retribuído com um cachinho de banana de ouro. Além disso, o prometeu que mandaria vir de Portugal a imagem do Senhor Bom Jesus, ato que deu origem a Capela Bom Jesus dos Perdões.
Desde o início dedicada ao Senhor Bom Jesus essa igreja é a primitiva capela do Senhor dos Perdões. Depois dedicada a Nossa Senhora do Rosário, quando se construiu a Igreja Matriz.
O município, que é conhecido como a ‘cidade da amizade’ por sua hospitalidade, tem um ambiente propício a novas amizades e fortalecimento das antigas. A região possui fazendas e casas antigas com arquitetura preservada e forte religiosidade.
Com informações da Prefeitura de Perdões e Governo de Minas Gerais.