Contos das Gerais: conheça Cabeça de Boi, vilarejo de 200 habitantes

Cabeça de Boi é um distrito de Itambé de Mato Dentro, localizado na região Central de Minas Gerais, cerca de 124 km de Belo Horizonte. O vilarejo possui cerca de 200 habitantes.

Conhecido também como Santana do Rio Preto, a história do distrito faz parte de Itambé de Mato Dentro, que teve início pelo bandeirante Romão Gramacho, entre 1600 e 1700. Com tradição na agricultura, o vilarejo começou a ser chamado de Cabeça de Boi depois que uma fazenda iniciou a compra de gado na região, uma das primeiras propriedades a mudar de atividade.

O vilarejo, que não tem sinal de telefone ou internet e é cercado por cachoeiras e rios cristalinos, é ideal para quem quer se desconectar da agitação da cidade e se conectar com a natureza.

Foto: divulgação/Prefeitura de Itambé do Mato Dentro

Com apenas duas pousadas e bares tradicionais, recheados de comidas típicas, o distrito é conhecido pelo Complexo do Intancado, cerca de 6km de estrada de terra da praça. No local, é possível conhecer quatro cachoeiras.

Localizado a 4 km do vilarejo, as pinturas rupestres, de mais de 12 mil anos, também são muito interessantes.

Além disso, Cabeça de Boi é famosa pelo Festival da Banana, que traz comidas típicas, shows e até o tradicional Casamento da Roça.

Pesquisar