O número de pessoas inadimplentes cresceu 1,3% em setembro em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação serve de alerta para o Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (29), época que o consumidor costuma gastar mais do que o esperado.
O levantamento foi feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
No mês de agosto deste ano, o número de devedores também apresentou aumento. O estudo revelou que a inadimplência cresceu 2%, levando em conta o mesmo período do ano passado.
Por outro lado, de acordo com dados do SPC Brasil, o número de contas em atraso registrou queda de 2,5% em setembro, em comparação com a mesma época de 2018.
Segundo o presidente da KSL Associados, empresa especializada em cobrança, uma das explicações para esses dados é a taxa de desemprego, que ainda é bastante alta. A empresa conseguiu negociar uma média de 65% das dívidas. Se considerado apenas o setor de automóveis, o Norte se destaca com 83,14% de recuperação nas dívidas, seguido pelo Nordeste com 75,68%, Centro Oeste com 74,98%, Sudeste com 64,59% e Sul com 56,35%.