CONSERVATÓRIO CELEBRA 200 ANOS DE NASCIMENTO DO SEU PATRONO

O Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier celebra a partir de amanhã, 18 de agosto, os 200 anos de nascimento do seu Patrono, com a 13ª Edição da Semana. A programação se estende até o dia 25 de agosto.

A programação é vasta em celebrações e apresentações musicais – Foto: Facebook Conservatório Estadual de Música / Divulgação

Criada em 2007, a Semana do Patrono busca promover um ambiente de difusão cultural tanto para os alunos do conservatório quanto para a comunidade são-joanense. Segundo o diretor do Conservatório, Mauro André dos Santos, outro foco da semana é a divulgação da figura e influência do patrono no âmbito musical, eclesiástico, político e cultural em São João e no país.
“O envolvimento dos professores e alunos do Conservatório foi o primeiro passo neste processo. Outros parceiros culturais também foram preponderantes para que esta intensa programação pudesse se tornar possível de forma totalmente colaborativa. Neste ano de 2019, temos o privilégio de comemorarmos os 200 anos de nascimento de nosso patrono, o que envolveu ainda mais a nossa comunidade”, destaca.

Programação
No domingo, 18, dia da abertura, acontece uma Missa Solene na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, às 8h30, com a participação da Orquestra Lira Sanjoanense, da Banda Sinfônica e do Coro de Câmara. A Missa estará a cargo da Banda e Coro de Câmara, com a Missa Breve de “Jacob de Haan”, e a Orquestra fará as partes variáveis com repertório exclusivo do homenageado. Em seguida, haverá uma retreta com a Banda de Música Municipal Santa Cecília e uma singela homenagem ao Patrono, em seu busto, no Largo do Rosário.
De segunda a quarta-feira a programação acontecerá no teatro do Conservatório. No dia 19, às 20h, um recital de canto com as Professores Gina Biavatti e Elisabete Mendonça; no dia 20, às 19h, recital com o Grupo de Flautas-Doce “Doces Flautantes” e, às 20h30, Recital de Viola Caipira Instrumental com Max Sales e Cássio Resende.
Na quarta-feira, 21, o palco do Conservatório recebe o Grupo Riviera e do Duo de Saxofones: Paulo Eduardo e Marlon Wesley. Já na quinta-feira, dia 22, acontece o “Café com Prosa”, no Pátio da Biblioteca Municipal, com foco na vida e obra do Pe. José Maria Xavier. Serão realizadas palestras, apresentações musicais e teatrais, com o grupo Lendas São-joanenses e a Serenata Imperial, além do lançamento de um selo comemorativo aos “200 anos do insigne Mestre da Música de São João del-Rei”.
No dia 23, sexta-feira, às 20h, a Orquestra do Conservatório fará um Concerto com um eclético repertório de músicas eruditas, temas de filme e músicas populares, no teatro do Conservatório. No sábado, 24, às 20h, a Orquestra Lira Sanjoanense executará um Concerto Comemorativo, com várias obras do Patrono do Conservatório. Para o encerramento, no domingo, 25, uma Missa Solene está prevista na Igreja de São Francisco de Assis, às 9h15, com a participação da Orquestra Ribeiro Bastos, que executará a Missa nº 5 e obras do Padre-Mestre. Logo após, para encerrar a programação, no pavilhão do Conservatório haverá o hasteamento das bandeiras, o lançamento e entrega da “Comenda Padre José Maria Xavier”, com participação da Banda Sinfônica do Conservatório.
“É importante ressaltar que as Missas de abertura e encerramento da Semana do Patrono, têm como objetivo atender um pedido do próprio Padre José Maria, em seu testamento, pedindo orações e sufrágios por intenção de sua alma”, relembra o diretor do Conservatório.

O post CONSERVATÓRIO CELEBRA 200 ANOS DE NASCIMENTO DO SEU PATRONO apareceu primeiro em Gazeta de São João del-Rei.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: