Conheça o Blog do Paulinho, jornalismo independente que denuncia a corrupção no futebol

Blog do Paulinho. Jornalismo com credibilidade.

 

 

Por Hugo Serelo.

Se você acompanha o futebol e se interessa por matérias investigas, tem de conhecer o Blog do Paulinho. Referência no jornalismo independente brasileiro, Paulo César Andrade, o Paulinho, é um fenômeno da internet. Com a fama respaldada na credibilidade, o blog é temido por dirigentes, empresários, treinadores e até repórteres que se utilizam do esporte para atividades pouco honestas.

Hoje, suas reportagens investigativas já impactaram em demissões e reviravoltas administrativas em grandes clubes brasileiros, mas nem sempre foi assim.

O Começo

Paulinho diz que não sonhava em ser um jornalista. Há cerca de 11 aos atrás, em meados de 2007, Paulo César Andrade era um motoboy que acompanhava de perto todos os bastidores do Corínthians, seu time de coração onde sempre conviveu no clube social desde criança na capital paulista.

Vendo diversos casos de corrupção que não apareciam na imprensa, Paulinho decidiu criar um blog e divulgar por conta própria o que a grande mídia não falava. Foi um sucesso. Rapidamente, muitos torcedores acessavam o site para saber o que verdadeiramente se passava nos polêmicos bastidores corinthianos da época da MSI e do empresário Kia Jorabichian.

“No início de 2007, comprovei que a MSI havia realizado falcatrua no intuito de tirar o jogador do Lyon para o Corinthians pagando propinas para muitos cartolas. O “Caso Nilmar” fez o blog ficar nacionalmente conhecido”, conta o blogueiro.

O Corínthians costuma ser o principal alvo de investigações e denúncias, mas o blog já descobriu falcatruas em outros grandes clubes.

Provou, por exemplo, que o ex-presidente do Vasco, Roberto Dinamite, desviava dinheiro do clube e enviava para paraísos fiscais.

Em 2011, o blog denunciou um esquema que Luxemburgo implantou no Flamengo. Segundo Paulinho, o Pofexô cobrava taxas de determinados atletas do elenco para escalá-los. As matérias resultaram na queda de Luxemburgo na Gávea.

Recentemente, o técnico Roberto Cavalo deixou o comando do Criciúma horaS após o Blog do Paulinho expor um possível esquema de corrupção envolvendo o treinador e pedidos de propinas.

Andrés Sanches, Vanderlei Luxemburgo, Mano Menezes, Ricardo Teixeira, José Maria Marín e Marco Pollo Del Nero são algumas das figuras que frequentemente estampam o noticiário investigativo do site.

Carlos Miguel Aidar e a Corrupção no São Paulo

O Blog do Paulinho foi fundamental na queda do ex-presidente são-paulino Carlos Miguel Aidar. O blog ajudou a revelar escândalos de corrupção que causaram a renúncia de Aidar, que saiu do clube pela porta dos fundos envolvido em atividades polêmicas.

Independência

Paulinho é adepto do jornalismo independente. Modalidade jornalística praticada usualmente em democracias plenas.

Nos EUA, repórteres investigativos vivem da doação de seus leitores. O expediente confere respaldo, pois mostra que o jornalista deve prestações exclusivamente ao seu público.

Segundo Paulinho, “a internet é importante como facilitadora de espaço para os que não conseguem, por diversas razões, trabalhar na chamada grande mídia. Cabe ao público se identificar com o comunicador que julgar mais confiável e seguir suas matérias.”

O Blog do Paulinho é mantido por doações dos próprios leitores que se cadastram do Pay Pal, através do banner do site. O blog também busca patrocínios.

Maturidade

Paulinho nunca pensou em ser jornalista. As coisas apareceram naturalmente, portanto, por uma necessidade profissional, decidiu cursar a faculdade de Jornalismo e é formado desde 2011.

Lição

Num meio sujo como o futebol, o Blog do Paulinho consegue ser limpo e prova que é possível fazer um trabalho honesto em qualquer ambiente. Seja na política, no esporte ou em qualquer relação humana e profissional.

Paulinho é uma prova de que a honestidade compensa.

Para conhecer o trabalho, acesse seu blog: https://blogdopaulinho.com.br/

Paulinho sendo entrevistado por Antônio Abujanra no programa Provocações, da TV Cultura.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar