Neste fim de semana, Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro entram em campo pelo Brasileirão das Séries A e B, respectivamente, para representar Minas Gerais nas competições. Neste sábado (20), o Galo enfrenta o Goiás, às 16h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Na 7ª posição da tabela, com 35 pontos, o Alvinegro tem apenas 0,5% de chances de título no Campeonato Brasileiro, conforme o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No retorno ao Atlético, o técnico Cuca estipulou uma meta de vitórias para o clube em 19 jogos: 15. Com duas derrotas e uma vitória nas últimas partidas disputadas com o treinador, agora, ainda de acordo com as contas de Cuca, o time precisa de 14 vitórias em 16 jogos.
Se engatar uma arrancada histórica e seguir a projeção de seu comandante, o Atlético atingirá 77 pontos. Segundo os matemáticos da UFMG, a equipe que atingir essa pontuação terá 99,5% de chances de ficar com o título nacional. Em relação a Copa Libertadores, o time de Cuca tem 43% de chances de disputar o torneio de clubes mais importante da América do Sul no próximo ano.
Já no domingo (21), o Cruzeiro encara o Grêmio, às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A Raposa segue invicta na liderança, com 53 pontos, ou seja, 10 pontos de diferença para o segundo colocado, o Bahia. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, a equipe celeste tem 87,6% de chance de levantar a taça. Ainda de acordo com o instituto, a pontuação que garante de forma definitiva o título é 83. No entanto, o time que atingir 75 terá mais de 98% de chance de levantar a taça.
Entretanto, o Cruzeiro tem 99,96% de chance de subir à Série A e retornar à elite do futebol brasileirão.
O América também joga neste domingo (21) contra o Athletico-PR, às 18h, no Estádio Joaquim Américo Guimarães, conhecido como Arena da Baixada, em Curitiba, pela 23ª rodada da Série A.
Foto: divulgação/Mineirão