A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) está com inscrições abertas para o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2019. O objetivo é premiar os melhores cafés regionais.
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e entregar as amostras concorrentes nos escritórios da Emater-MG até o dia 9 de setembro.
Segundo a empresa, no ano passado, 1.800 amostras foram recebidas e, destas, 500 foram para a etapa estadual. Para este ano, são esperadas 2.000 amostras.
O concurso tem duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Apenas os melhores concorrem na etapa estadual e nacional.
De acordo com a Emater-MG, cada amostra recebida é “trabalhada individualmente” e os avaliadores não têm acesso a informações como região e nome do produtor participante.
Podem participar produtores dos municípios mineiros, com amostras de café arábica, tipo 2 para melhor, colhidas neste ano. A lavoura de origem da amostra deve ser georreferenciada. A solenidade de encerramento do concurso, com anúncio dos vencedores, será em dezembro. O regulamento completo do concurso pode ser acessado no site www.emater.mg.gov.br.
A competição é promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).
Vale lembrar que no ano passado, os vencedores tiveram seus produtos vendidos para uma grande rede de supermercados de Belo Horizonte com o valor acima da média de mercado.
Com informações da Emater-MG