Compras de última hora movimentam o natal em BH

De acordo com pesquisa da CDL/BH, mais de 80% dos belo-horizontinos vão fazer uma comemoração especial com amigos e familiares e 25% vão participar de um amigo-secreto

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Natal na capital mineira será marcado por comemorações e compras de última hora. De acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 81,4% das pessoas vão celebrar a data com familiares e amigos, sendo que a tradicional ceia foi citada por 73,7% dos entrevistados. Quanto ao tradicional amigo-oculto, 25,4% dos consumidores confirmam que irão participar de apenas um. O gasto médio com a brincadeira será de R$ 57,23. A pesquisa da CDL/BH ouviu 299 consumidores da capital mineira no período de 21 de outubro a 6 de novembro de 2023.

As compras de última hora devem agitar os centros comerciais da cidade, pois 50,4% dos belo-horizontinos pretendem ir às lojas na semana do Natal. A pesquisa questionou qual o local de preferência para adquirir os presentes e as lojas físicas totalizaram 46,5% das menções. Os locais mais citados foram: 

  • Lojas de rua do Hipercentro de BH: 43,1%
  • Internet: 28,5%
  • Shopping Center: 22,5%
  • Feira Hippie: 2,4%
  • Pequenos comércios: 2%
  • Ainda não sabe: 0,8%
  • Estabelecimentos de serviços essenciais, como mercados: 0,8%

A estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) é que o pagamento do 13° salário injete R$ 291 bilhões na economia do país. Em Minas Gerais, cada trabalhador formal deve receber, em média, R$ 2.597,56. 

Movimentação financeira
A expectativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é que 132,9 milhões de brasileiros irão às compras neste Natal. Essa movimentação deve injetar R$ 74,6 bilhões na economia do país. 

Em Belo Horizonte, a CDL/BH estima que, ao longo do mês de dezembro, haja um faturamento de R$ 2,46 bilhões. 

Fuga das dívidas
O pagamento à vista foi citado por 72,3% dos entrevistados de Belo Horizonte. O mesmo comportamento foi observado no ano passado, quando 65,1% dos consumidores também disseram optar por esta modalidade. 

Dentre os que vão adquirir os presentes por meio do pagamento à prazo (27,3%), a conta será dividida em até quatro parcelas.

*Informações CDL/BH

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