Por conta da Reforma Administrativa, aprovada pela Assembleia Legislativa, o governador Romeu Zema renomeou cinco secretários de Estado, no último domingo (30). A publicação foi feita em uma edição especial do Minas Gerais.
As renomeações foram feitas aos secretários de Cultura e Turismo, Marcelo Matte e da adjunta da pasta Solanda Steckleberg Silva, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Manoel Vítor de Mendonça Filho e o adjunto Adriano Magalhães Chaves, e a secretária de Desenvolvimento Social, Elisabeth Jucá. O governo ainda nomeou Marcio Luiz de Oliveira para o cargo de consultor-geral de técnica legislativa.
Já para as secretarias de Infraestrutura e Mobilidade, o governador nomeou Marco Aurélio Barcelos e para a secretaria Justiça e Segurança Pública, Mário Lúcio Alves de Araújo foi reconduzido. Na pasta, Alexandre Leão foi nomeado como secretário-adjunto.
As renomeações tiveram de ser feitas por conta da junção das pastas, de acordo com o que era proposto pela Reforma Administrativa. As secretarias de Cultura e Turismo passaram a ser apenas uma. No caso da Secretaria de Segurança Pública e administração prisional agora passam a ser de Justiça e Segurança Pública.
A outra parte dos dispositivos da Reforma Administrativa que foi vetada pelo governador ainda depende de nova análise dos deputados na Assembleia Legislativa. Entre as propostas está o pagamento de jetons aos secretários.