Comitê autoriza consumo interno em bares e retomada das feiras livres

O Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 flexibilizou, nesta quinta-feira (27), em reunião ordinária, o funcionamento de uma série de atividades do setor produtivo de Juiz de Fora. A principal e mais aguardada medida é a autorização do consumo interno em bares, cujo funcionamento estava, até então, limitado a entrega em domicílio ou retirada em balcão. Com a decisão, os bares poderão receber clientes para consumo interno de 10h a 22h, todos os dias da semana, sem entretenimento e com espaçamento de dois metros entre as mesas. Além disso, o colegiado também chegou a um consenso para a retomada das feiras livres da Avenida Brasil e da Praça Antônio Carlos, desde que, a exemplo dos bares, não haja entretenimento. O comitê autorizou ainda a realização de sessões de cinema em drive-in. O prefeito Antônio Almas (PSDB) deve editar, nos próximos dias, um novo decreto para regulamentar a flexibilização destas atividades, prevista para entrar em vigor já a partir deste sábado (29).

A flexibilização de consumo em bares era uma das principais reivindicações já há algumas semanas. Em 6 de agosto, às vésperas do Dia dos Pais, o setor alimentício aguardava um afrouxamento das restrições até então impostas pela PJF. No entanto, o funcionamento seguiu seguiu restrito a entregas em domicílio e à retirada em balcão. Em 11 de agosto, empresários do setor realizaram uma carreata até a sede da Prefeitura para reivindicar a reabertura dos estabelecimentos em horário amplo. Apesar de um manifesto ter chegado às mãos de Almas, apenas os restaurantes tinham sido autorizados a funcionar com consumo interno, desde que limitado a 50% do espaço físico dos estabelecimentos, de segunda a domingo, das 11h às 15h e das 18h às 22h.

A reabertura das feiras livres da Avenida Brasil e da Praça Antônio Carlos foi colocada em pauta pelo Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 após requerimento do vereador Marlon Siqueira (Progressistas). Encaminhado a Almas em 7 de julho, o Requerimento 3.389/2020 solicitava ao Executivo a elaboração e o envio de um projeto de lei para uma nova regulamentação das feiras livres locais, “considerando a importância de um regramento novo que se adapte à realidade dos dias atuais (…)”.

Drive-in

Nesta quinta, o Comitê também autorizou a realização de sessões de cinema drive-in na cidade. Os organizadores deverão enviar proposta para a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur). Também nesta quinta, foi rejeitada a proposta de protocolo único para a realização de eventos drive-in em Juiz de Fora, encaminhada pelo Juiz de Fora e Região Convention & Visitors Bureau.

Na última reunião, o comitê firmara entendimento de que a organização de cada evento drive-in a ser realizado na cidade deveria encaminhar o projeto para a Semaur para análise e julgamento de acordo com a especificidade do projeto, desde que atendesse a ações de mitigação de contágio do coronavírus. Em 23 de julho, a Câmara Municipal de Juiz de Fora havia aprovado um projeto de lei complementar para autorizar a realização de sessões de cinema e peças de teatro em drive-in, que foi, posteriormente, vetado por Almas.

Mais restrições para academias

Embora as academias de ginásticas estejam autorizadas a funcionar em municípios enquadrados na onda amarela do Minas Consciente desde o último sábado (22), o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 estabeleceu algumas restrições a mais para o segmento, como, por exemplo, a realização de aulas coletivas respeitando o distanciamento, a utilização de apenas lavatórios e sanitários nos vestiários, a utilização de máscaras durante os treinos e a implementação de bebedouros sem esguichos. Ao contrário das academias de ginástica, a abertura de campos e quadras de Juiz de Fora segue vetada para a prática de esportes coletivos – a exceção é para as escolas de futebol, mas com treinos táticos, sem contato físico. Apenas a prática de esportes individuais será autorizada.

Ao liberar a retomada das academias de ginástica, o Minas Consciente já havia estabelecido uma normativa. Dentre as regras, estão a limitação de um usuário a cada dez metros quadrados, horário agendado para os usuários, o fechamento e a limpeza completa da academia a cada duas horas de funcionamento, a disponibilização de profissionais para a higienização de equipamentos após cada utilização, a instalação de termômetro na porta para aferir a temperatura dos usuários, o posicionamento de equipamentos de forma que permita a distância mínima de três metros entre usuários, e, por fim, a aplicação dos demais protocolos sanitários vigentes.

O post Comitê autoriza consumo interno em bares e retomada das feiras livres apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar