Comissão vota PL que determina exames médicos para crianças do fundamental

As escolas também deverão avaliar a carteira de vacinação e a situação nutricional de cada criança

A Comissão de Educação (CE) se reúne nesta quinta-feira (25) para avaliar, entre outras pautas, projeto de lei que obriga a realização de exames médicos nas crianças do ensino fundamental de escolas públicas. O projeto já conta com o parecer pela aprovação, do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN).

Conforme o autor da PL, Plínio Valério (PSDB-AM), o objetivo é detectar problemas de visão, auditivos, neuromotores, psicológicos, cognitivos, de saúde bucal ou alguma doença endêmica. Além disso, também deverá ser avaliada a carteira de vacinação e a situação nutricional de cada criança.

De acordo com o texto, as escolas devem manter um prontuário de saúde do estudante. O documento contará até mesmo com informações sobre alergias e doenças comuns da infância. Assim, aqueles que tiverem enfermidades confirmadas serão encaminhados para se tratar no SUS.

O relator na CDH, Paulo Rocha (PT-PA), acredita que a proposta é importante não só para os estudantes, mas para suas famílias. Ele afirmou que a vida adulta tende a levar os pais a delegar completamente a educação das crianças para a escola, mas segundo ele isso é um erro grave. Paulo completou dizendo que a aliança entre famílias e escolas é essencial para o desenvolvimento das crianças.

Com informações da Agência Senado.

 

Anexos para downloads:

%d blogueiros gostam disto: