Otimismo atinge 75,6% dos empresários
Faltam menos de duas semanas para o Dia dos Pais. O movimento para as vendas do comércio na data em Minas Gerais é de alta, conforme aponta o estudo “Expectativas de vendas – Dia dos Pais 2022”, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG).
A pesquisa opinativa identificou que cerca de 75,6% dos entrevistados esperam um Dia dos Pais melhor em comparação com a mesma data do ano passado. Destes lojistas, 60% aguardam um incremento de 20% em produtos vendidos, conforme analisa o economista-chefe da entidade, Guilherme Almeida.
“É um momento relevante, principalmente nestes períodos de cautela por conta da economia, mas que tem como base o valor afetivo pela data e do abrandamento da pandemia. Com isso, temos os consumidores que estão retomando as suas compras presenciais. Temos ainda os recursos que foram injetados pelo governo para aquecer a economia. Esses recursos, como o Auxílio Brasil, que chegam para manter um nível de renda para as famílias. As nossas perspectivas são favoráveis”, diz.
O estudo, que foi realizado entre 14 e 21 de julho, mostra que 69,9% das empresas mineiras em diferentes setores estão prontas para a data. Tamanho otimismo gera um impacto positivo para 48,5% dos varejistas.
Puxando a lista de otimismo está o setor de produtos alimentícios, bebidas e fumo, com projeção de alta em 59,1%. Presente há 30 anos em Minas Gerais, a vinícola Casa Geraldo, com sede e lojas em Andradas, no Sul de Minas, e uma unidade em Belo Horizonte, espera incremento de 70% em comparação com o Dia dos Pais anterior.
A representante do estabelecimento, Nívea Viana dos Santos, conta que quando iniciaram os esforços para a data do Dia dos Pais, já registra a falta de três produtos em estoque. “Estamos tendo uma procura muito boa desde o mês de julho. Temos tido aqui a saída de vinhos tintos, de espumantes e de suco de uva. Os vinhos, por exemplo, são produtos que não faziam parte da cultura dos mineiros. No entanto, com o tempo, passaram a ser cada vez mais apreciados no Estado. As vendas têm sido muito boas”, comemora.
Em segundo lugar nas projeções de aumento, a pesquisa aponta um crescimento de 58,4% por parte dos empresários do segmento de tecidos, vestuário e calçados. Com 14 lojas somente na Capital e outras unidades espalhadas por várias cidades do Estado, a rede de lojas masculinas Sketch aposta em promoções já há 15 dias como alternativa para movimentar as operações.
“A nossa expectativa para o Dia dos Pais é de termos 15% de aumento nas vendas neste ano, pois no ano passado a pandemia dificultou para todos nós”, relembra o gerente de uma das lojas da Capital Antônio Augusto Diniz Junior.
Ponto de atenção
Seja para os consumidores, ou para os lojistas, a atenção de ambos está voltada ao orçamento diante de preocupações por conta da conjuntura atual. “O orçamento do consumidor está mais apertado, enquanto isso a inflação vem correndo em direção às famílias. Além disso, temos uma taxa de juros elevada que acaba encarecendo o crédito. Isso vem impactando principalmente aqueles estabelecimentos que comercializam bens duráveis e semiduráveis, que necessitam de condições de financiamento”.
O economista explica que, diante deste cenário, cabe aos lojistas criar estratégias para atrair a atenção do público consumidor. O ponto de vantagem de datas comemorativas, segundo ele, é o forte apelo emotivo que a data promove ao movimento comercial. “Mesmo que estejamos em momento de crise, observamos um movimento de uma demanda do comércio varejista, justamente por conta do apelo emotivo que a data traz com ela. Ou seja, a pessoa pode otimizar o seu orçamento, economizando no presente, mas ela acaba consumindo”.
Os segmentos de acessórios, artigos recreativos e esportivos, além dos eletrônicos, vivem expectativa de 41,4% de aumento. O setor de livrarias e papelarias estimam 40,0%. No setor de móveis e eletrodomésticos, a meta é de 32,1% de alta. Já no setor de perfumaria e farmacêuticos, as vendas devem crescer 28,6%. Enquanto isso, as vendas de combustíveis e lubrificantes automotivos estão projetadas em 27,8% e 11,1% para as empresas mineiras que atuam com informática, telefonia e comunicação.
Atrativos
Devido ao apelo gerado pelo Dia dos Pais, lojistas de vários segmentos em Minas Gerais apostam em propagandas para atrair os consumidores. “Essas promoções nem sempre precisam ter relação com desconto de preços. Mas podem envolver ações de compras que condicionam a participação de sorteios. Outra aposta é a oferta de um mix de produtos diferenciados ou até mesmo a criação de kits para presentes”, conclui o economista.
As informações são do Diário do Comércio.
Foto: Divulgação /Sketch