Quem come entretido com smartphone consome 15% a mais de calorias nas refeições. Além disso, comer lendo um texto pode aumentar a indigestão energética em 20%. O levantamento foi feito pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Para chegar neste resultado, os pesquisadores analisaram 64 pessoas com idades entre 18 e 40 anos. Os pesquisadores analisaram o perfil de mastigação de cada voluntário e também o Índice de Massa Corporal (IMC) de cada um deles. As preferências alimentares de cada participante também foram analisadas.
Após um jejum de quatro horas, os participantes receberam alimentos como frutas, pães, biscoitos, chocolates, entre outros. A quantidade de comida foi medida em três encontros aleatórios, nos quais os participantes fizeram a alimentação sem distração, outra lendo uma revista, e por fim, uma terceira utilizando o celular.
Os resultados comprovaram que as pessoas comem mais quando estão distraídas. Por não perceberam as mensagens químicas que o corpo envia, as pessoas demoram mais para se sentirem saciadas.