Com pouca adesão, Sagri estimula feirantes a padronizar barracas

Programa de padronização foi lançado em 2016 e este ano está sendo retomado pela nova gestão das feiras

De acordo com a Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri), até o momento, apenas 37% dos feirantes na cidade adotaram lona nas cores verde e branca em suas barracas. Na atual administração foram distribuídos 400 metros da referida lona.

O chefe das feiras explicou que a lona é repassada gratuitamente aos comerciantes do setor. “O feirante cadastrado vai até a Ceasa, solicita a metragem a que tem direito e assina um documento de empréstimo do material junto à Seção de Feiras Livres da Sagri. O termo é necessário, uma vez que em casos de encerramento de suas atividades, o feirante fica obrigado a devolver a lona para a Prefeitura”, relatou Deyvid.

Em três meses à frente da seção, Deyvid informou ter distribuído 400 metros da lona verde e branca. “Quando cheguei, tinha um rolo com 800 metros de lona praticamente esquecido num canto da seção. No meu trabalho diário nas feiras, comecei a divulgar e a cobrar dos feirantes a importância desta padronização das barracas. A procura até melhorou, mas a adesão ainda é pequena”, reclamou.

Oportunamente, o secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, aproveitou para conclamar estes 63% dos feirantes que ainda não aderiram à padronização, para que o façam. “Não queremos forçar nada, porém, entendemos que a medida só traz benefícios. Com a lona verde e branca, melhora-se o aspecto visual das feiras livres, dá proteção aos feirantes contra raios ultravioleta, uma vez que o material tem camadas específicas para esta ação, e ameniza o clima no interior das barracas, com a redução da temperatura”, argumentou Celani.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar