Com número reduzido de escolas de samba, Carnaval recebe verba de 390 mil reais

Recurso é para escolas e infraestrutura da Avenida, como segurança.

Escola de samba campeã em 2019 em SJDR.
Grande campeã do Carnaval 2019 foi G.R.E.S Vem Me Ver.

Para muitos a contagem já é regressiva: faltam 40 dias para o Carnaval. A festa mais popular do país é marcada pela folia que invade os espaços de norte a sul.

Em São João del-Rei, não é diferente. Já é possível ver fantasias nos comércios, divulgação de blocos na semana que antecede os dias oficiais e a preparação para Festa na Avenida.

Para o Carnaval de 2020, três escolas de samba do município disseram que não vão desfilar: Bate Paus, Irmãos Metralhas e Unidos de São Geraldo. Em nota divulgada pelas agremiações carnavalescas, a ausência das escolas está ligada com o valor dos recursos repassados pelo poder público. De acordo com o documento, o valor não atende às demandas e também haveria um curto espaço de tempo entre o recebimento dos recursos e a data do desfile, o que comprometeria a parte técnica.

As escolas de samba Mirim Unidos da Lata, Mocidade Independente do Bonfim, Girassol e Vem me ver confirmaram a participação no Carnaval deste ano.

De acordo com o presidente da Associação de Escolas de Samba, Blocos e Ranchos – AESBRA, Alan Rios, devido a desistência das outras escolas haverá alteração nos dias dos desfiles. “Os desfiles acontecem no domingo e na segunda. Antes, seriam três escolas e dois blocos no domingo e três escolas e dois blocos na segunda. Agora, todos os blocos serão no domingo e as escolas na segunda”, explica.

Os blocos que vão desfilar no domingo serão: Caveira, Ferverão e Sem Compromisso.

A verba para o Carnaval 2020 já foi liberada pelo Prefeito Nivaldo Andrade nesta quinta-feira, 16 de janeiro. O recurso é disponível para as escolas de samba que vão desfilar na Avenida Presidente Tancredo Neves.

Serão 390 mil reais disponíveis, sendo 250 mil para as escolas e 140 mil para a questão de infraestrutura, como: arquibancadas, sonorização e segurança.

Ainda de acordo com Alan Rios, outras questões como se alguma parte do recurso será devolvida, por conta da ausência de três escolas de samba no desfile, ou ainda a maneira que o Carnaval será estruturado será decidido internamente na associação.

Foto: Reprodução / G.R.E.S Vem me Ver / Facebook

Pesquisar