Com novo sistema de controle, turismo de Monte Verde já recebeu cerca de 48 mil visitantes

Depois de mais de dois meses fechado, o distrito criou um sistema próprio de controle aos turistas.

 

O turismo foi um dos setores mais atingidos durante a pandemia do novo coronavírus, e várias cidades que tem a economia movida pela área, precisaram aderir medidas para controlar os visitantes e as atividades locais. Monte Verde, distrito de Camanducaia, localizado no Sul de Minas, tomou uma iniciativa que inspirou o cenário turístico brasileiro. 

Depois de mais de dois meses fechado, o distrito criou um sistema próprio de controle aos turistas. O método tem como principal objetivo monitorar a taxa de ocupação das hospedagens do local, por meio de um sistema interno de reservas. A iniciativa foi da Secretaria de Turismo em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Monte Verde e Região (Move). 

O método está ativo desde 4 de junho, e segundo dados da secretaria, mais de 48 mil pessoas já visitaram Monte Verde, utilizando o projeto, seguindo regras e aderindo as medidas de proteção contra a Covid-19.  

Além disso, as autoridades determinaram uma ordem para os visitantes. De segunda a quinta-feira, somente os turistas de passagens podem visitar a cidade, ou seja, aqueles que ficarão apenas um dia. Já nas sextas, sábados, domingos e feriados, só é permitida entrada perante a reserva de alguma hospedagem. 

O sucesso do projeto serviu de exemplo para outras cidades que recebem grandes números de turistas, como São Tomé das Letras, na mesma região, e Campos do Jordão, Ilha Bela e Serra Negra, no estado de São Paulo. Monte Verde espera que o sistema implantado possa ser utilizado para melhorar a experiência e aumentar a qualidade para quem visita o local. 

Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo

Pesquisar