Com leituristas afastados pela Covid, Codau cobra conta pela média este mês

Mesmo com o anúncio de que o cálculo da conta de água será pela média dos últimos meses, consumidores criticam a medida adotada pela Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas de Uberaba). A justificativa é que os valores estão acima do que vinha sendo pago anteriormente. Autarquia diz que consumidores não serão prejudicados e que em abril as leituras de hidrômetros serão restabelecidas.

Em entrevista à Rádio JM, o presidente da Codau, José Valdir de Sousa Filho, informou que a leitura por média é feita em razão da pandemia. Segundo ele, no início de fevereiro, sete leituristas foram afastados do trabalho, contaminados pela Covid-19. Já em março, outros três profissionais foram diagnosticados com a doença e saíram de licença médica. Com isto, não foi possível realizar a leitura dos hidrômetros. “Ficou inviável fazermos a leitura em tempo hábil de toda a cidade, pois são aproximadamente 135 mil ligações e decidimos fazê-la pela média, como uma estimativa”, disse.

No entanto, ele também assegurou que, com a normalização das leituras, os valores serão ajustados, ou seja, não haverá prejuízo para o consumidor. “Ninguém vai pagar por aquilo que não consumiu”, assegurou. 

Além disso, o presidente da autarquia revelou que há deficiência de 20% do quadro de pessoal. No quadro, são 16 leituristas, mas como três estão afastados, apenas 13 se mantêm em atividade. Seriam necessários 20 profissionais para cobrir toda a cidade, segundo a Codau.

O presidente afirmou, porém, que servidores já estão sendo treinados para reforçar o quadro de leituristas e evitar esse tipo de problema e que até abril tudo deverá ser normalizado. “Esperamos que essa leitura pela média ocorra apenas em março. Nosso plano de ação é que em abril volte tudo ao normal”, ressaltou.

As dúvidas e reclamações quanto às discrepâncias nos valores podem ser sanadas pelos canais de atendimento da Codau. O consumidor pode acionar o número 115 e realizar o agendamento para receber atendimento pelo SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor”. A Codau também disponibiliza o e-mail [email protected] ou o WhatsApp 9-9972 1182 e 9 9972 1185. Neste caso, o consumidor pode tirar foto do hidrômetro e enviar pelo aplicativo de mensagem e ter a reimpressão da conta com os valores corretos.

O presidente da Codau também reconheceu que a situação causa transtorno e que todos estão passando por um momento difícil e pediu desculpas aos consumidores pelo inconveniente. “Mas é o que poderíamos fazer por agora”, finalizou. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

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