Com a volta às aulas, pais devem ficar atentos a vacinação das crianças

O recomendado é que as vacinas estejam em dia por parte dos alunos

Com o início do período de volta às aulas, os pais devem ter atenção redobrada para evitar a propagação e o contágio de doenças que podem ser transmitidas. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orienta aos pais sobre a importância de se manter as vacinas, dos jovens e das crianças, que irão iniciar o período letivo, em dia.

Essa recomendação se faz necessária devido ao convívio em ambientes coletivos, como salas de aula, local onde pode se ter o contágio por doenças. Uma das doenças consideradas mais graves que podem ser transmitidas é a meningite meningocócica, que se trata de uma infecção bacteriana das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Essa doença pode trazer sequelas às pessoas diagnosticadas e pode até levar à morte.

O infectologista e gerente médico de vacinas da empresa global de saúde GSK, Dr. Jessé Alves, explicou sobre a importância das vacinas para a prevenção das doenças. “Dessa forma, além dos próprios adolescentes ficarem protegidos, a vacinação também ajuda a evitar a disseminação da doença para outras pessoas que convivem com eles dentro e fora da escola, como colegas, professores e crianças menores,” orienta.

O Ministério da Saúde disponibiliza o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e através dele deve se seguir a vacinação de crianças e adolescentes. Além disso, todas as vacinas recomendadas no programa são encontradas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para aqueles que desejam informações complementares em relação as oferecidas pelo calendário do PNI, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), também disponibilizam calendários onde é possível encontrar informações adicionais e complementares.

Pesquisar