Com a participação de estudantes, Maio Amarelo é lançada em Uberaba

Campanha Maio Amarelo, de educação no trânsito, foi lançada com atividades na praça Jorge Frange. O evento aconteceu na manhã de ontem e contou com a presença de autoridades, parceiros e alunos de escolas da rede pública e privada que estão envolvidas na campanha deste ano.

Para marcar o início das atividades, houve uma breve solenidade, e o secretário de Defesa Social, Trânsito e Transportes, Wellington Cardoso, lembrou o quanto é importante promover atividades educativas no trânsito, e que, na verdade, nem sempre são bem recebidas pela população. De acordo com ele, cerca de seis mil acidentes de trânsito foram registrados em Uberaba, um número alto, mas a minoria é com vítima fatal. Mas ele destaca que é preciso levar em consideração que em muitos casos as pessoas perdem a capacidade laboral por conta de um acidente de trânsito, e isso não é contabilizado.

Além de pronunciamentos, no evento de lançamento da campanha também foram realizadas algumas atividades com os jovens das escolas. Aconteceu um “flash mob”, em alusão ao tema da campanha, e os jovens também realizaram atividade educativa, formando uma faixa de pedestres humana, para demonstrar que é preciso atenção na travessia.

Outra ação realizada e que chamou atenção do público presente foi a apresentação de um trabalho realizado pelos alunos do Colégio Antares. Os estudantes do 9° ano permaneceram por uma hora no cruzamento da avenida Leopoldino de Oliveira com Artur Machado para contabilizar as irregularidades cometidas e, mesmo com semáforos para pedestres e motoristas e faixa de pedestres, foram várias situações flagradas.

A ação aconteceu no dia 7 de maio, das 8h às 9h. Conforme os dados, 37,4% dos veículos passaram no sinal vermelho, 44,9% dos veículos pararam sobre a faixa de pedestres, 48,8% dos veículos passaram no sinal amarelo (que, na verdade, é sinal de alerta, e não de que o motorista deve acelerar) e 25% das pessoas não utilizaram a faixa para fazer a travessia. “Os números chamam atenção e, com certeza, seriam maiores se fizermos esse levantamento em horário de pico”, relata Carlos Ferreira, professor de matemática do Colégio Antares.

Programação. As ações da campanha Maio Amarelo continuam durante o mês e, segundo o chefe da Seção de Educação no Trânsito, Hélio Reis, com o foco sobretudo no pedestre, serão desenvolvidas diversas atividades. Hoje acontece a “blitz da morte” no cruzamento da avenida Leopoldino de Oliveira com Artur Machado.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar