CNBB realiza Semana pela Ecologia Integral com programação em Minas Gerais – 16 a 25 de maio

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a partir de sua Comissão Episcopal de Ecologia Integral e Mineração, prepara uma semana de celebrações, apresentações e outros momentos de reflexão inspirados na relação entre fé e defesa do meio ambiente. A Semana Laudato Si’ – 5 anos pela Ecologia Integral, de 16 a 25 de maio, marca a comemoração pelos cinco anos da Carta Encíclica do Papa Francisco Laudato Si’ – sobre o cuidado com a casa comum. Missas, momentos de reflexão, vídeos sobre a importância de se respeitar o meio ambiente e “lives” com pesquisadores integram a programação, que também homenageará vítimas das tragédias ambientais ocorridas em Brumadinho e Mariana.

As Missas serão celebradas no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas, sem a presença de público, em razão do isolamento social, mas transmitidas pelas redes sociais da Arquidiocese, TV Horizonte (canal 30), Rádio América (750 AM) e muitos outros meios de comunicação.

Publicada no dia 24 de maio de 2015, a Carta Encíclica Laudato Si’ é convite para que a humanidade viva uma “conversão ecológica”. No texto, o Papa Francisco argumenta que é dever cristão buscar novos hábitos e modelos econômicos, capazes de conciliar o consumo e o progresso com a preservação dos recursos naturais. A meta, conforme a Carta Encíclica, deve ser viver sob os parâmetros de uma ecologia integral, reconhecendo a relação de interdependência entre todos que habitam o planeta, chamado no documento de Casa Comum.

Programação

16 de maio, 18h – Abertura da Semana LS: oração das comunidades, com dom Sebastião Duarte – presidente da Comissão pela Ecologia Integral e Mineração (CEEM), dom Cleonir Dal Bosco – Bispo de Bagé-RS, dom Vital Corbellini – Bispo de Marabá-PA e dom Edson Damian – Bispo de São Gabriel da Cachoeira-AM. (Transmissão: redes sociais da CNBB).

17 de maio, às 8h – Missa de abertura com dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, representante da Comissão Episcopal de Ecologia Integral e Mineração da CNBB. (Transmissão pela TV Horizonte, Rede Minas, Rádio América e Facebook: @santuarionspiedade).

19 de maio, às 9h – Missa presidida por dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da CNBB (Transmissão pela TV Horizonte, Rede Vida, Rede Minas, Rádio América e Facebook: @santuarionspiedade).

20 de maio, às 11h – “Live” Saúde e conservação da natureza: lições da Pandemia de 2020, com Henrique Paprocki – professor de Ecologia e Evolução da PUC Minas, curador no Museu de Ciências Naturais da Universidade, e Henrique Leonardo Guerra – médico epidemiologista, coordenador do curso de Medicina da PUC Minas, na unidade Betim. (Transmissão pela TV Horizonte e Facebook: @santuarionspiedade).

21 de maio, às 18h – A ciência e a pesquisa dialogam com a LS. Participam: dom Vicente Ferreira – secretário da CEEM, pastora Romi Bencke – secretária-geral do Conselho de Igrejas Cristãs (CONIC), Ima Célia Vieira – ecóloga e pesquisadora do Museu Emílio Goeldi, Luiz Marques – professor livre-docente do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas IFCH da UNICAMP. (Transmissão: redes sociais da CNBB).

22 de maio, às 11h – “Live” Sítios Naturais Sagrados: cultura, espiritualidade e natureza na conservação da nossa casa comum. Participam: Érika Fernandes Pinto – doutora em Psicossociologia e Ecologia Social, idealizadora do projeto Sítios Naturais Sagrados do Brasil, e Miguel Ângelo Andrade – professor da PUC Minas, ambientalista, coordenador da Agência para o Desenvolvimento Regional Integrado – ADERI, da Arquidiocese de Belo Horizonte, coordenador do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço – UNESCO – Programa Man and Biosphere. (Transmissão pela TV Horizonte e Facebook: @santuarionspiedade).

22 de Mario, às 18h – A defesa da casa comum. Dom André de Witte – Bispo emérito de Ruy Barbosa, Marina Oliveira – Arquidiocese de Belo Horizonte, Gilberto Vieira – Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Geane – Comissão Pastoral da Terra (CPT), Francisco Nonato – Comissão Pastoral da Pesca (CPP). (Transmissão: redes sociais da CNBB).

23 de maio, às 18h – Cantando e celebrando a LS. Roberto Malvezzi – Assessor da CEEM, padre Joaquim, Zé Vicente – poeta, lavrador, compositor, cantor. (Transmissão: redes sociais da CNBB).

24 de maio, às 8h – Missa presidida por dom Walmor Oliveira de Azevedo (Transmissão pela TV Horizonte, Rede Minas, Rádio América e Facebook: @santuarionspiedade).

25 de maio, às 18h – 25 é todo dia – Missa em Brumadinho, com dom Vicente Ferreira. (Transmissão pela TV Horizonte e suas redes sociais).

Arquidiocese de BH

Pesquisar