CMBH combate violência doméstica contra a mulher e se torna referência

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), lançou em agosto de 2022, uma campanha institucional de combate à violência contra a mulher. “Não disfarce a sua dor” orienta as vítimas de violência doméstica a denunciarem os maus-tratos, além de indicar que compareçam ao Ponto de Acolhimento à Mulher em Situação de Violência, instalado na CMBH.

O local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferece discrição para vítimas em busca de proteção e que possam ter dificuldade de comparecer a uma delegacia de polícia especializada.

O ponto oferece serviços como registro de ocorrência, recebimento de orientação jurídica, acolhimento social e solicitação de investigações para apuração de fatos que envolvam violência doméstica/familiar contra a mulher.

O Ponto de Acolhimento ainda encaminha a mulher a outras instâncias da rede de atendimento como casas de abrigo, delegacias de polícia, Defensoria Pública, Promotoria da Mulher e centros de atendimento psicológico. O telefone para informações e atendimento é: (31) 3555-1394.

Foto: divulgação

CMBH vira referência 

A campanha, desenvolvida pela agência mineira Fazenda Comunicação & Marketing, foi apresentada em horário nobre, na TV Globo, devido a eficiência da estratégia de comunicação.

No dia 7 de janeiro, “Não disfarce a sua dor” foi destaque no noticiário de todo o país ao ser exibida pelo Jornal Nacional, como exemplo de comunicação eficaz contra a violência doméstica à mulher.

Apesar de Minas Gerais se manter no topo do ranking de crimes contra à mulher, a reportagem destacou que a adesão de diferentes órgãos é propositiva e estratégica.

Em entrevista ao ‘Blog do Cefas’,  a vereadora Nely Aquino (PODE), que presidiu a CMBH, relatou o objetivo da campanha. “O intuito desta comunicação é alertar e criar uma rede de apoio para diminuirmos os casos de violência contra a mulher. Feliz que estamos fazendo um trabalho com reconhecimento e relevância nacional, quanto maior o alcance, mais mulheres conscientes.”

Já a superintendente de Comunicação Institucional da CMBH, Raquel Vasconcelos, reforçou a importância do acolhimento às vítimas. “Essa grande campanha publicitária nasceu da necessidade de chamarmos a atenção para um importante serviço oferecido pela Câmara Municipal, que é o acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica em Belo Horizonte. Somos a primeira Casa Legislativa do país a oferecer este apoio, que existe há quase dois anos, e que só é possível devido ao convênio assinado junto ao Governo do Estado de Minas Gerais. O problema é grave e, infelizmente, os números da violência contra a mulher são alarmantes, o que torna ainda maior a nossa obrigação, enquanto Poder Público, de agir. O objetivo principal da campanha é informar sobre o serviço e encorajar as vítimas a denunciarem, e, estar dentro dos bares é uma das várias formas de aumentar o alcance da informação.”

Pesquisar