Claro, Vivo e TIM arrematam faixa de 3,5 GHz do leilão do 5G

Uma nova operadora, Winity II Telecom, leva a faixa de 700 MHz

O Brasil tem uma nova operadora de telefonia móvel com outorga nacional. A empresa Winity II Telecom venceu, nesta quinta-feira (04), a disputa pelo primeiro lote do leilão do 5G, na faixa de 700MHz. A oferta foi de um bilhão 420 milhões de reais e ágio de 805%.

A empresa tem o compromisso, de acordo com o edital, de levar internet às rodovias federais e às localidades do país que atualmente não tem acesso nem à internet 4G.

Na faixa de 3,5 GHz, venceram as empresas Claro, TIM e Vivo. Essa faixa é exclusiva para o 5G, com capacidade de transmissão de altíssima velocidade. O último lote de 3,5 GHz ficou sem oferta.

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, deu início ao leilão do 5G com a abertura dos envelopes das propostas das 15 empresas interessadas em operar a tecnologia no país. Pela quantidade de participantes, o processo deve se estender até esta sexta-feira (05).

Na cerimônia de abertura, o presidente Jair Bolsonaro destacou o compromisso do edital de levar internet a lugares, como vilas e povoados, que ainda não têm acesso a rede.

A previsão do governo é que todas as capitais tenham 5G até julho do ano que vem. Depois, o cronograma segue de acordo com o tamanho das cidades. No entanto, o edital deixou a possibilidade de as menores começarem antes, disse o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Esta quinta-feira (04) é o último dia do mandato de Leonardo de Morais na presidência da Anatel. Segundo Faria, o conselheiro da agência Carlos Manuel Baigorri deve ser indicado para substitui-lo.

Entre os compromissos que as vencedoras do leilão vão ter que cumprir estão a construção da Rede Privativa da Administração Pública Federal e do Programa Amazônia Integrada e Sustentável no Norte Conectado. Além de garantir a conectividade em escolas públicas e rodovias federais.

O leilão deve movimentar cerca de 169 bilhões de reais em investimentos nos próximos 20 anos. Nesse período, o governo estima crescimento de 6 trilhões e meio de reais no PIB brasileiro devido à internet 5G.

As informações são da Radioagência Nacional.

 

Pesquisar