Circuito ViJazz & Blues Festival: evento celebra o aniversário de 173 anos de Itabira

O Vijazz & Blues Festival apresenta o circuito híbrido (presencial e online), em sua 14ª edição, no dia 23 de outubro, a partir das 16 horas no Parque de Exposiões Virgílio José Gazire em Itabira – Minas Gerais. As atrações musicais são: Celebrar Itabira, Romero Lubambo Trio e Wilson Sideral “Tropical Blues”.

No dia 23 de outubro a abertura fica por conta de Renata Araújo, Raiene Silva e Rubiane Sampaio, que irão mostrar toda força e voz da mulher itabirana interpretando Clássicos do Blues e do Jazz, acompanhadas pelos músicos Jefinho (Batera), Saulo Carvalho (contrabaixo) e Cristian Souza (guitarra). O show intitulado “CELEBRA ITABIRA” simboliza a luta das mulheres contra a desigualdade e tem como objetivo incentivar, refletir e destacar as vitórias alcançadas valorizando e mostrando o protagonismo das mulheres na música.

Em seguida, a atração é Romero Lubambo Trio se baseia nas influências que direcionaram a vida do violonista Romero Lubambo, que é nascido no Rio de Janeiro, mas grande parte da sua família tem origem nordestina. Portanto, a música popular brasileira, de norte a sul do país, está desde cedo na sua vida musical.

Nos últimos 35 anos, Romero Lubambo tem vivido em Nova York, o que lhe proporciona um grande contato com o Jazz e blues, além de conviver e tocar com alguns nomes que são referência nesses segmentos musicais.

No Brasil, Romero fez parte do trabalho “Dos Navegantes”, junto com Edu Lobo e Mauro Senise, que ganhou o Grammy Latino de 2017, e um novo CD, em 2018, chamado “Quase Memória”. Em 2019, Romero lançou um CD ao lado do pianista Peter Martin, nos EUA. Agora em 2021 Romero foi convidado da cantora norte-americana Billie Eilish a participar de seu show / filme que está na plataforma Disney +. Sem dúvidas é o maior nome brasileiro do Jazz nos EUA, acompanhando vários artistas de renome em especial a Diva Americana Dianne Reeves.

A última atração será o cantor, compositor e guitarrista Wilson Sideral, o show faz reverência e inspira-se no blues, essa língua universal, música-mãe do jazz, do soul, rock’n’roll, entre outras maravilhas modernas, para cantar o Brasil. Sim! O Brasil…

O Blues do Brasil – quem diria? – É nacional, em português e é autoral também em “Wilsom” (do cabelo duro), “Maria”, “Clark Kent sem Óculos”, entre tantos outros personagens de Sideral.

A banda composta pelos brilhantes, Marcus Abjaud (piano e outras teclas), Felipe Continentino (bateria) e Bruno Vellozo (baixo acústico), deita-se em cama confortável de Jaiminho Silva e Nequinho (vocais), e veste a roupa que lhe convém a um perfeito baile blues onde vale o terno e gravata, como nas big bands do jazz, ou um velho jeans surrado por horas de work songs mas, certamente, botas limpas para os dias spirituals.

O evento será realizado através de projeto aprovado no Edital da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A idealização e coordenação é da produtora Vi Produções e com apoio das Prefeitura Municipal de Itabira, Ouro Preto, Teixeiras e Viçosa. Patrocínios de CEMIG, Produtos Viçosa e Viação Unida e Parceria Cultural do SESC-MG e Sindcomércio. As apresentações serão transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube do festival, pelo Canal Universitário (12 da NET) e seguirão todos os protocolos de segurança em relação ao Covid-19 e Minas Consciente.

ViJazz & Blues Festival

Após sua primeira edição em 2007, o ViJazz cresceu e se consolidou como o maior festival do gênero em Minas e um dos maiores do país. Com uma média de público de 30.000 pessoas por edição, apresenta sempre atrações de qualidade, reunindo artistas mineiros, de outros estados e também estrangeiros.

De caráter itinerante, já passou pelas cidades de Belo Horizonte, Muriaé, Ponte Nova, Araxá, Ubá, Juiz de Fora, Uberaba, Ouro Preto, Ipatinga, Itabira e Viçosa.

Inovar sempre é um dos compromissos do festival. A cada edição, traz um novo visual juntamente com uma nova temática que conduzirá o desenvolvimento do evento.

Confira as outras datas do ViJazz & Blues Festival:

BELO HORIZONTE : 26/11
OURO PRETO: 27/11
TEIXEIRAS: 17/12

Assista: www.youtube.com/user/VijazzBluesFestival

As informações são de Luciana Braga.

 

%d blogueiros gostam disto: