Circuito de Trekking gratuito no Parque das Mangabeiras

Estão abertas as inscrições do “Circuito Mineiro de Trekking de Regularidade” que ocorre no Parque das Mangabeiras, no dia 25 de agosto, a partir das 08h. A concentração para o circuito será na Praça das Águas, dentro do parque, onde os competidores previamente inscritos receberão o kit de participação e assistência da organização.

O Circuito Mineiro de Trekking propõe a caminhada em um percurso médio de 6 km, seguindo uma planilha de orientação com superação de obstáculos naturais e buscando o tempo mais próximo do ideal estabelecido. A prova não é de velocidade e sim de orientação e regularidade onde serão fornecidas velocidades médias e distâncias entre referências que constam na planilha. Cada equipe poderá calcular o tempo exato de passagem em cada ponto. As equipes deverão ter de 3 (três) a 7 (sete) integrantes sendo um deles o coordenador da equipe e cada componente deverá desempenhar uma função: navegadores, contadores de passos e calculistas, podendo ter mais de uma pessoa auxiliando em uma mesma função.

O percurso do trekking será monitorado por equipes de resgate e fiscais de prova. A premiação deverá começar por volta das 13h, já que as equipes farão a largada em horários diferentes. As equipes que quiserem largar na frente, não perdendo pontos deverão levar 1(um) kilo de alimento não perecível, por integrante. Os alimentos serão doados para uma instituição inscrita no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte.

Os participantes terão direito a camisa do evento e à inscrição gratuita em um curso sobre trekking. As três primeiras equipes melhor colocadas em cada categoria, serão premiadas com troféus e os demais inscritos receberão uma medalha de participação.

As fichas de inscrições devem ser solicitadas através do e-mail contato@femitep.com.br que deverão ser preenchidas e reenviadas, acompanhadas da cópia do comprovante de vacinação contra a febre amarela. A inscrição só poderá ser confirmada após o envio da cópia do cartão de vacina, documento imprescindível para entrada no Parque das Mangabeiras. Para quem ainda não se imunizou, deve fazê-lo nos postos de saúde até o final do mês de outubro, pois a imunidade completa só acontece com dez dias após a vacinação.

Os inscritos interessados em participar do curso gratuito sobre trekking deverão assinalar essa opção no momento da inscrição. Segundo o responsável pelo evento, Marcelo Batista Serra, o curso é importante para um bom desempenho no dia da prova, pois serão oferecidas informações sobre navegação através da leitura da planilha, utilização da bússola e também boas dicas do que vestir e o que levar no dia do evento.

Quem pode participar?

Nessa etapa do Circuito Mineiro de Trekking de Regularidade os competidores poderão inscrever as equipes nas categorias Avançada ou Iniciantes. Na categoria avançada, as equipes escolherão entre Elite ou Graduados e a pontuação nesse Circuito poderá ser usada no grid anual do Circuito Mineiro de Trekking. Na categoria iniciantes, composta por pessoas que têm interesse em iniciar no esporte, as equipes poderão se inscrever como Trekkers (estudantes com 30% das vagas), Melhor Idade (pessoas acima de 60 anos tem 5% das vagas) e a categoria Moradores (para todos os moradores da cidade). Vale ressaltar que pessoas entre 12 e 15 anos poderão participar acompanhadas por responsáveis dentro da equipe.

O circuito é organizado pela Federação de Trekking e Enduro a Pé em parceria com a Secretaria de Esportes por meio da Lei de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais. A rede de fast food Burguer King é apoiadora do evento, que pretende favorecer 1.720 pessoas.

Dados do evento:

Evento GRATUITO – INSCRIÇÕES ABERTAS – VAGAS LIMITADAS

Data: 25 de agosto – Domingo a partir das 08h

Local: Parque das Mangabeiras – Av. José Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras – Belo Horizonte – MG

Informações:

Site: www.femitep.com.br

E-mail: contato@femitep.com.br

Tel. 31 99530-7070 (whatsapp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: