Cinco hospitais de JF atingem 100% de ocupação em leitos UTI

Reprodução Painel Covid-19/PJF

Informações disponibilizadas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do painel gerencial de dados da Covid-19, mostram que, nesta quinta-feira (12), até por volta das 14h30, das 13 unidades hospitalares do município (entre públicas e privadas), cinco atingiram 100% de taxa de ocupação dos seus leitos de unidade de terapia intensiva (UTI): Hospital Regional Doutor João Penido, Hospital Ana Nery, Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF), Fundação Instituto Clínico (João Felício) e Instituto Oncológico. Já o Hospital Pronto Socorro (HPS) Dr. Mozart Teixeira continua com 120% de ocupação.

Na quarta, conforme mostrado pela Tribuna, o HPS já apresentava esse índice. Questionada pela Tribuna, a Secretaria de Saúde informou que não se trata de um “esgotamento do número de leitos”, e explicou que, embora seja vocacionado para trauma, o HPS é porta aberta para todas as especialidades. Por esse motivo, dois pacientes que deram entrada na unidade com suspeita de Covid-19 foram atendidos, o que levou ao percentual de 120% de ocupação dos leitos, visto que duas vagas foram abertas de forma provisória exclusivamente para atender a esta demanda.

Conforme a pasta, eles tiveram o diagnóstico confirmado e se encontram internados em leitos UTI, assim como outros dez pacientes “não Covid”, que também estão internados nos demais leitos de tratamento intensivo do hospital. A secretaria pontuou também que o hospital não é referência para a doença, uma vez que novos leitos destinados ao tratamento à Covid-19 foram implantados em outros hospitais.

Prefeitura diz que apenas duas unidades estão lotadas

Apesar de o painel gerencial de dados da Covid-19 apontar, até o momento, que cinco hospitais estão com todos seus leitos de cuidados intensivos ocupados, a Secretaria de Saúde informou que apenas dois, o HU/UFJF e a o HPS, estariam com todos seus equipamentos UTI ocupados.

De acordo com a pasta, as outras quatro unidades citadas atingiram a ocupação total de leitos UTI, mas que alguns pacientes destes hospitais foram remanejados e outros vieram a óbito. Desta forma, a ocupação nestes hospitais já teria diminuindo. Ainda conforme a secretaria, os dados serão atualizados no painel ao longo da tarde desta quinta.

Matéria em atualização.

O post Cinco hospitais de JF atingem 100% de ocupação em leitos UTI apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar