A relação entre comer doce ou beber álcool e ficar com vontade de tomar água foi descoberta por pesquisadores e publicada na última quinta-feira (12), no periódico Metabolismo e Célula.
Os cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, afirmaram que o responsável por essa sede é um hormônio que atua no cérebro para aumentar o desejo de beber água em resposta a estresses específicos de nutrientes que podem causar desidratação.
Durante as experiências feitas com camundongos, os pesquisadores notaram que o hormônio, chamado FGF21, regula a hidratação em resposta ao estresse nutricional.
Durante o teste, os cientistas perceberam que ratos normais e camundongos são geneticamente incapazes de produzir FGF21,ingeriam similares de água quando recebiam a dieta típica de ração.
Já outra dieta rica em gorduras e com pouco carboidrato estimulou o consumo de água em camundongos normais, enquanto os geneticamente mudados falharam em aumentar a ingestão de água.
Os testes também foram feitos em humanos e em resposta ao álcool o nível do hormônio atingiu o pico, com isso, os pesquisadores concluíram que o FGF21 pode algum dia, ser usado como droga para limitar o consumo de álcool.