Energia fotovoltaica e fabricação de embalagens de alumínio vão gerar empregos nas regiões
Algumas cidades mineiras, localizadas na região do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, vão receber instalações de duas grandes empresas que anunciaram investimento local.
A norte-americana Ball Corporation divulgou que vai aplicar R$ 504 milhões em uma fábrica de embalagens de alumínio pra bebidas, em Frutal, no Triângulo Mineiro.
De acordo com a empresa, a previsão é de gerar cerca de 100 novos empregos no local. Além disso, a Ball Corporation informou que já está pronta para o início das obras e também está concluindo os trâmites burocráticos e obtenção de licenças com o apoio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).
Ainda conforme a norte-americana, a nova fábrica pretende acompanhar o mercado, visto que houve um aumento no consumo de bebidas em lata.
Já a GDSolar confirmou que vai investir R$ 105 milhões em usinas de energia fotovoltaica em Iraí de Minas, Guarda-Mor, Ibiá, Nova Ponte, Frutal e Inimutaba, localizada na região Central. Ao todo, vão ser instaladas 11 usinas.
Segundo a empresa, Minas Gerais se tornou um estado promissor para quem deseja investir em energia fotovoltaica, já que possui simplificação para implantação de empresas da área, a melhor legislação do segmento no Brasil e os incentivos mais efetivos à geração de energia solar, além da grande incidência de raios de sol.
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) ressaltou que Minas possui a maior potência instalada de geração de energia solar, representando 19,9% do total do Brasil.
As informações foram divulgadas pelo governo estadual.