Municípios do Norte e Nordeste mineiro serão beneficiados com 70 caixas d’água de 20 mil litros. Os reservatórios foram fornecidos pelo governo do estado por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).
Segundo o governo, as caixas foram cedidas por causa da falta de chuva e a seca que persiste no semiárido mineiro. Os reservatórios vão ser destinados ao atendimento de comunidades.
Nesta primeira etapa, vão ser contemplados os municípios de Aimorés, Arinos, Francisco Dumont, Jenipapo de Minas, Santa Helena de Minas, Brasília de Minas, Lagoa dos Patos, Luislândia, Águas Formosas, Bandeira, Engenheiro Navarro, Espinosa, Grão-Mogol, Malacacheta, Mamonas, Divino das Laranjeiras, Mirabela, Ninheira, Ubaí, Pintópolis e Central de Minas.
Devido a dívida tributária de R$ 14,1 milhões, a siderúrgica Usiminas é a responsável pela produção das caixas metálicas. Este montante servirá para fabricação de 742 reservatórios de 20 mil litros. Cada caixa vai custar R$ 19.012,04.
A Segov e a Idene vão distribuir os reservatórios observando quais cidades recebem pouca chuva e possuem dificuldade para estocar água.