Após casos suspeitos do novo coronavírus, mais duas cidades mineiras decretaram situação de emergência em saúde pública em Minas Gerais. As Prefeituras de Porteirinha e Pirapora, no Norte do estado, tomaram a decisão como ação preventiva.
Três casos da doença estão sendo investigados pelas Secretarias Municipais de Saúde em Januária, Pirapora e Porteirinha. Os casos ainda não são considerados suspeitos, pois ainda precisam da confirmação do Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Pirapora, disse, em nota, que uma pessoa esteve no último sábado (14), na Fundação Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire, com sintomas de gripe. A paciente retornou de uma viagem internacional recentemente e foi orientada a ficar em isolamento domiciliar. Os exames foram encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte.
Em Porteirinha, uma mulher de 34 anos apresentou sintomas do novo coronavírus após voltar de São Paulo. A mulher também passou por exames, que foram encaminhados para a Funed, e segue em quarentena. O caso está sendo acompanhado pela Unidade Básica de Saúde de Serra Branca e Secretaria Municipal de Saúde.
Já em Januária, um paciente, também de 34 anos, foi atendido com sintomas da doença após voltar do litoral da Bahia. O paciente está em quarentena e segue sendo acompanhando. Os exames também foram encaminhados para a Funed.
Com a publicação do decreto, diversas medidas serão tomadas para evitar os impactos da doença nas cidades de Pirapora e Porteirinha.