Chuvas e calor forte marcam a semana em JF e região

Depois da chuva o fotógrafo Fernando Priamo clicou um arco-íris encobrindo o céu de Juiz de Fora (Foto: Fernando Priamo)

As chuvas têm causado mortes e estragos em muitas cidades mineiras. Nesta semana, entretanto, permanecem as condições de instabilidade para Juiz de Fora e cidades da Zona da Mata mineira, segundo informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A tendência para os próximos dias é de grande variação da nebulosidade, com céu variando entre claro a parcialmente nublado. Um alerta aponta condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuvas intensas (de 20 a 30mm/h ou até 50 mm/dia), acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento ocasional (acima de 60 km/h) em áreas isoladas da Zona da Mata durante toda a terça-feira (28), ainda em virtude da atuação da zona de convergência do Atlântico Sul.

Portanto, Minas Gerais terá mais um dia com chances de pancadas de chuva localmente fortes. Em Juiz de Fora, os modelos meteorológicos apontam precipitações, principalmente durante as tardes e as noites nesta terça e quarta-feira. Na quinta e na sexta, a chuva deverá dar uma trégua, podendo ocorrer pancadas em áreas isoladas. Isso significa que, em alguns bairros, podem ter registros de chuva e, em outros, não.

Os termômetros tendem a marcar altos índices durante toda a semana, variando entre os 20 e os 29 graus. Os temporais devem voltar a ocorrer a partir de sábado (1º), quando uma frente fria estacionada no Sul do país chega à região Sudeste.

Possibilidade de granizo

Nesta segunda-feira (27), a Defesa Civil de Minas Gerais emitiu alerta para a possibilidade de chuvas fortes acompanhadas de granizo em boa parte do Estado, sendo 25 cidades da Zona da Mata, incluindo Juiz de Fora. A previsão era válida para a tarde e início de noite, entretanto, no município, apesar da chuva que chegou ainda durante a tarde, não houve registro de granizo, assim como não houve outros transtornos. Até as 19h desta segunda, os pluviômetros do Inmet, instalados no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apontaram que choveu dois milímetros. Vale ressaltar que o índice é marcado apenas onde o indicador fica instalado, não representando o volume total da cidade. O dia foi quente e abafado, e os termômetros registraram mínima de 18,5 graus, enquanto a máxima foi de 28,7 graus.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar