Chuvas causam transtornos em Juiz de Fora

Nas últimas 24 horas, os pluviômetros da Defesa Civil, distribuídos por todas as regiões de Juiz de Fora, registraram volume significativo de precipitações na cidade, principalmente na Zona Norte. O equipamento colocado no Distrito Industrial, por exemplo, contabilizou 93 milímetros de chuvas no período. Em seguida, aparecem os bairros Igrejinha (70 milímetros) e Monte Castelo (49 milímetros).

Conforme o pluviômetro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no campus da UFJF, choveu no local, nas últimas 24 horas, 70 milímetros. Para efeitos de comparação, a média história de precipitações deste equipamento, que leva em consideração o comportamento das chuvas nos últimos 30 anos, é de 319 milímetros para o mês de dezembro.

Por causa das chuvas, a Defesa Civil registrou 18 ocorrências na quarta-feira (11), e outras oito nesta quinta-feira (12), até as 8h45. Entre os destaques, estão os bairros Grama, onde a lama chegou a atingir os fundos de uma residência; Ponte Preta, também com lama avançado sobre duas moradias; Eldorado, com escorregamento de talude; e Bom Clima, onde um deslizamento obstruiu a entrada de uma residência. No Granjas Bethânia, a Rua Nestor Magesti Neto ficou parcialmente interditada após ceder com a chuva.

Previsão do tempo

A instabilidade atmosférica na região é resultado de uma frente fria, estacionada sobre o Sudeste brasileiro, associada ao fluxo de umidade de origem amazônica, fenômeno climatológico que recebe o nome de Zona de Convergência do Atlântico Sul. A previsão é que esta condição no tempo permaneça em Juiz de Fora pelo menos até o próximo sábado (14), com chuvas, por vezes fortes, a qualquer momento do dia. A partir de domingo, pode voltar a esquentar na cidade. Entretanto, o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, informou, em entrevista esta manhã à rádio CBN Juiz de Fora, que uma nova frente fria volta a atingir a cidade a partir do dia 19.

Buraco causador de diversas ocorrências na Cidade Alta é tampado

Diversos motoristas que passaram pela Alameda Engenheiro Gentil Forn, via de acesso ao Bairro São Pedro, na Cidade Alta, foram surpreendidos por um extenso buraco que se formou no local entre o final da tarde e durante a noite desta quarta-feira (11). Aproximadamente 30 ocorrências foram atendidas pela Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) no trecho próximo ao número 1.000 da via, em incidente que causou fila de carros até a madrugada desta quinta (12). Nesta manhã, servidores da Empav realizaram intervenção na cavidade para prevenir novos problemas.

De acordo com o supervisor de fiscalização da Settra que atendeu às ocorrências, Almir Jesus de Ramos Jr, notificações chegaram à pasta a partir das 17h. Diversos veículos tiveram que estacionar ao lado da via por conta de pneus furados. “O meu medo maior é cair da moto. Em caso de acidente, podia até morrer alguém”, explicou Almir, ainda na quarta-feira, enquanto tentava sinalizar os buracos na intenção de alertar outros motoristas que transitavam.

A sinalização, no entanto, era prejudicada por furtos recorrentes dos cones. “Desloquei para cá, coloquei três cones e roubaram os três cones. Desloquei de novo, coloquei mais três cones e voltaram a roubá-los. O mais incrível agora: parei o carro subindo, botei três cones aqui, fui virar na rotatória da boate para descer e, nesse tempo de virar, de lá para cá, roubaram os três cones de novo”, contou o supervisor.

Atualizações em instantes.

O post Chuvas causam transtornos em Juiz de Fora apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar