Chuva forte em Minas pode começar já nesta quinta; volume até sábado pode chegar a 250mm

As chuvas estão deixando os mineiros em estado de alerta durante esta semana. Isso porque a previsão de meteorologistas dá conta de que um grande volume de chuva, estimado em aproximadamente 250mm, de acordo com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), vai atingir a região centro-sul do estado a partir desta quinta-feira (23) e durar até o próximo sábado (25).

“Nas próximas 72 horas, nós temos um sistema de precipitação atuando sobre a posição centro-sul de Minas Gerais. Esse sistema de chama Zona de Convergência do Atlântico Sul. Ele é conhecido por causar episódios significativos de chuva. Nas próximas 72 horas a previsão é de que se tenha um acumulado de 250 mm de chuva em Belo Horizonte, região Metropolitana e toda a faixa se estendendo até a Zona da Mata e Sul de Minas”, explicou a meteorologista do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Lais Alves.

O alerta é válido para Belo Horizonte, que ainda está lidando com os transtornos provocados pelo forte temporal do último domingo, mas também para as demais cidades que fazem parte da região metropolitana da capital, como é o caso de Sete Lagoas.

Sete Lagoas

Em Sete Lagoas, o volume de chuva esperado para a sexta-feira (24) é de aproximadamente 85mm, quantidade bastante acima da que tem chovido na cidade nos últimos meses. As chances de que esse cenário realmente aconteça estão calculadas em 90%, de acordo com o site Climatempo.

As pancadas de chuva devem cair durante todo o dia. Contudo, no período noturno, após as 20h, o volume deve apresentar queda considerável.

Os ventos na sexta também podem chegar a uma intensidade maior que a normal. A previsão de meteorologistas indica que eles podem atingir picos de 35 km/h durante a tarde.

Sem alarde

Apesar da previsão de um acumulado significativo para as próximas 72 horas, a Defesa Civil pontua que as pessoas não devem se alarmar, mas em caso de chuvas fortes evitar transitar em áreas de risco e ficar em locais seguros.

Em relação à possibilidade de uma chuva muito forte na próxima sexta-feira (24), o Igam afirmar que tudo precisa ser acompanhado nas próximas horas.

“Não a pior chuva da história. Inclusive no dia primeiro de janeiro nós tivemos chuvas 140 mm em lugares, não dá para se afirmar isso. Não é uma chuva que vai acontecer do nada na próxima sexta-feira. Ela vai acumulando até a sexta e, em um episódio prolongado de chuva, nessa faixa pode ocorrer tempestades mais severas”, explicou a meteorologista Lais Alves.

Em caso das precipitações serem uniformes, ou seja, chuvas distribuídas ao longo das próximas 72 horas, sem grande concentrações em curtos espaços de tempo, a Defesa Civil afirma que a probabilidade de danos pode ser reduzido. Toda a situação vai ser monitorada.

 

Fonte: site Sete Lagoas

Postado originalmente por: Portal Sete

Pesquisar