Chimpanzés são vistos comendo tartarugas na África Central

Os chimpanzés são animais mamíferos que comem ovos, frutas, cupins, pequenos roedores, antílopes e até mesmo outros macacos. Porém, nunca foi visto um chimpanzé comer um réptil. E foi esta a descoberta de aluns cientistas. Um grupo de chimpanzés, que vive no Parque Nacional Loango, localizado no Gabão, um país da África Central caçam e comem tartarugas.

O comportamento é muito parecido ao processo de comer coco, já que os chimpanzés batem o casco da tartaruga em árvores até que ele rache. Após o casco se abrir, os primatas comem a carne da tartaruga, de acordo com o relato da revista científica Nature.

Os pesquisadores Simone Pika, da Universidade de Osnabruck, e Tobias Deschner, do Instituto Max Planck para Antropologia Evolucionária, afirmaram que a técnica dos animais é engenhosa.

Vale ressaltar que foram vistos dez chimpanzés comendo tartarugas, sendo oito machos e duas fêmeas. Mas, alguns deles não eram fortes o suficiente para quebrar o casco.

Logo, esses macacos entregavam o réptil para um outro chimpanzé mais forte. E assim, a carne era compartilhada.

Esse tipo de comportamento só é visto durante a época da seca na África. O mais curioso é que nesta época há uma abundancia de frutas, comida preferida dos animais.

Assista o vídeo:

(com supervisão de Victor Veloso) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: