Em balanço divulgado na manhã desta sexta-feira (23), 19.994 médicos com CRM no Brasil ou que já revalidaram o diploma no país fizeram a inscrição no programa Mais Médico do Ministério da Saúde.
No terceiro dia de inscrições para ocupação das vagas deixadas por médicos cubanos, que estão saindo de seus cargos em milhares de cidades pelo Brasil, após rompimento do programa realizado pelo governo de Havana. Ao todo 13.341 inscrições foram efetivadas e 7.154 profissionais já estão alocados em municípios para atuação imediata. As inscrições para o programa seguem até o dia 7 de dezembro, por meio do site do programa www.maismedicos.gov.br.
De acordo com o Ministério da Saúde, a instabilidade ocorrida no primeiro dia de inscrições está relacionada ao grande número de acessos ocorridos e aos ataques cibernéticos ao sistema de inscrição. Os números de acessos chegaram a quase um milhão somente na primeira data disponível para inscrição.
Para completar as vagas deixadas por médicos cubanos do Programa Mais Médicos, no edital disponível, existem 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).
O medico que for selecionado deverá comparecer ao município até o dia 14 de dezembro com a documentação exigida no edital.
E.B