Cerca de 45% das crianças de 5 a 11 anos não completaram vacinação em JF

Seis meses após o início da vacinação de crianças contra a Covid-19 em Juiz de Fora, cerca de 45% dos jovens de 5 a 11 anos ainda não completaram o esquema vacinal na cidade. Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) a pedido da Tribuna, apenas 54,9% do público-alvo dessa faixa etária recebeu duas doses de imunizante contra a doença causada pelo coronavírus.

O Município não considera a taxa um problema e afirma que a cidade está acima das médias nacional (39,57%) e estadual (47,09%); por outro lado, infectologista ouvido pela reportagem analisa que a baixa adesão pode fazer com que as crianças tornem-se um vetor da enfermidade, colocando grupos mais vulneráveis em risco.

O Executivo municipal informou que, até o dia 30 de junho, 34.490 crianças foram vacinadas com a primeira dose de imunizante contra a Covid-19, número que representa 78,03% de cobertura do grupo. Já a segunda aplicação chegou a 23.908 jovens da faixa etária, totalizando mais de 20 mil pessoas com pendências vacinais.

As taxas estão abaixo daquelas referentes à população com 18 anos ou mais, já que 83% receberam ao menos uma das doses, enquanto 76% teve duas aplicações, conforme dados do Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Em nota, a PJF optou por destacar que a cidade tem taxas de vacinação mais altas do que as médias nacional e estadual entre as crianças. “Isso se deve ao fato de serem mais de 40 pontos de vacinação espalhados por diversos bairros do município”, argumenta. A Tribuna questionou se o Executivo possui alguma estratégia para aumentar o percentual de imunização dos jovens de 5 a 11 anos, mas não houve resposta.

A reportagem ainda perguntou ao Município se há preocupação com a possibilidade de maior exigência da rede hospitalar da cidade com a recente alta no número de casos de Covid-19. Sobre isso, a Prefeitura considera que, por conta da adesão da população às vacinas, “não temos registrado altas nas internações por Covid-19. Contamos com o apoio dos cidadãos para aumentar ainda mais essa cobertura, impedindo a proliferação do vírus”.

Em Juiz de Fora, até a última terça-feira, a Prefeitura havia confirmados 71.829 casos de Covid-19, desde o início da pandemia. Até o momento, 2.294 óbitos causados pela Covid-19 no município já foram notificados.

Seis crianças, com até 11 anos, morreram com a doença

As crianças são consideradas um grupo resistente à Covid-19 e possuem baixos índices de desenvolvimento da doença na forma grave. Em Juiz de Fora, de acordo com as informações disponibilizadas pela Prefeitura, seis crianças com 11 anos ou menos morreram com a doença. Três delas não possuíam comorbidades e cinco tinham 1 ano ou menos. O último óbito entre essa faixa etária aconteceu no dia 4 deste mês, se tratando de um bebê de 1 ano, com comorbidades.

As informações são da Tribuna de Minas, associada AMIRT.

Pesquisar