Cerca de 200 pessoas vivem em situação de rua em São João del-Rei

A recomendação da Secretária de Assistência Social é que as pessoas ajudem com alimentação e vestuário, mas não com esmolas.

Conforme definição da Secretaria Nacional de Assistência Social, a população em situação de rua se caracteriza por ser um grupo populacional composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta e falta de habitação convencional regular, utilizando a rua como espaço de moradia e sustento, em caráter temporário ou de forma permanente.

A coordenadora do setor da pessoa em situação de rua de São João del-Rei, Joice Cláudio, relata que a cidade possui cerca de 200 pessoas em situação de rua. “Esses são os cadastrados com a gente desde 2017”, explica. Ela ainda afirma que a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza ações com a população em situação de rua, em busca de restabelecer vínculos familiares, proporcionar um emprego e ainda, se for o caso, oferecer recuperação da dependência química. “Nós buscamos conhecer o indivíduo, o que levou a estar nessa situação. A maioria das pessoas daqui têm casa aqui mesmo na cidade”, afirma.

Já para aquelas pessoas que não são daqui, a Assistência Social orienta com compra de passagens, ou instalação em moradias cedidas por conferências. Joice orienta para que as pessoas ajudem com alimentação e vestuário os moradores, mas não orienta a ajudar com esmolas. “Muitos deles pedem uma ajuda, uma esmola. Mas a maioria são dependentes químicos, então eu ressalto que é melhor ofertar uma comida, um salgado”, disse.

Para mais informações sobre o trabalho desenvolvido com a população de rua, ou ainda, solicitar ajuda, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), fica à Avenida Tiradentes, nº 330, sala 102 e o telefone para contato é o 3371 6111.

Foto: Ilustrativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar