Cemig troca presidente em meio ao debate sobre a privatização da empresa

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou, na manhã desta segunda-feira, uma troca na presidência. O economista Reynaldo Passanezi Filho foi nomeado como novo diretor-presidente da estatal, no lugar de Cledorvino Belini. A troca acontece em meio a um debate sobre a privatização da empresa.

Desde a sua posse, em janeiro do ano passado, O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), faz reiteradas críticas à Cemig. Entre seus planos planos está a privatização das empresas estatais ou mistas dentro da proposta de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da União que pretende apresentar ao Legislativo estadual.

Uma das empresas é a Cemig, companhia que o político considera um entrave para o desenvolvimento do estado caso não seja privatizada. Cledorvino se mostrava favorável à venda da empresa.

A Cemig não informou o motivo da troca de gestão, mas afirmou que Cledorvino Belini permanece como membro do Conselho de Administração da empresa. O governo não se pronunciou sobre o tema.

Quem é

O último cargo de Reynaldo Passanezi Filho foi como diretor-executivo da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep), entre novembro de 2013 e julho de 2019. O economista também foi chefe financeiro da empresa. Ele trabalhou ainda no Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) por 13 anos.

Cledorvino Belini, agora ex-presidente da Cemig, assumiu o posto em fevereiro de 2019. Belini é reconhecido no setor automotivo, já que presidiu Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina. Também já esteve à frente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Fonte: Estado de Minas

Postado originalmente por: Portal Sete

Pesquisar