A Cemig informa que um forte temporal que atingiu a região do Vale do Aço ontem (27/12), fez com que o número de ocorrências de falta de energia triplicasse. As cidades de Belo Oriente, Açucena, Ipaba, Santana do Paraíso (bairro Cidade Nova), Ipatinga ( bairros Horto e Iguaçu) e Coronel Fabriciano (bairros Giovanini, Caladão, Melo Viana e Belvedere) foram os locais mais afetados.
O temporal causou cerca de 300 ocorrências de falta de energia na região, diversas delas com registro de fios partidos, estruturas e equipamentos danificados. Para que os clientes sejam restabelecidos o mais rapidamente possível, a Cemig está mobilizando trabalhadores de várias regiões do estado para apoio no atendimento. Ao longo do dia de hoje, cerca de 150 profissionais, entre eletricistas, técnicos e engenheiros vão atuar na normalização do fornecimento da cidade.
Orientações de Segurança
Normalmente, em casos de tempestades, surgem muitas ocorrências de fios partidos. Quando o fio elétrico se rompe e cai sobre a via, um telhado ou um veículo, o mais importante é que as pessoas não se aproximem ou toquem no cabeamento e, se possível, não permitam que outras pessoas se aproximem também.
Nos casos envolvendo veículos, os ocupantes devem permanecer dentro do carro até a chegada da Cemig para que o circuito elétrico seja devidamente isolado e aterrado, para garantir o resgate com segurança.
É importante ressaltar que o abandono do veículo somente deve ser feito em caso de incêndio nos pneus ou lataria. Para sair do automóvel, deve-se abrir bem a porta, juntar os dois pés e pular para bem longe do veículo, sem tocar no veículo e no chão ao mesmo tempo.
Caso contrário, é mais seguro permanecer no seu interior até a chegada da Cemig e do Corpo de Bombeiros. Caso o veículo não esteja danificado e funcione normalmente, é importante que o condutor movimente o veículo para um local longe do fio partido e, somente depois disso e com a certeza de que o fio não está mais no veículo, desça e ande para o mais distante possível deste local onde está o fio partido, além de ligar imediatamente para a Cemig no 116 ou o 193.
Nos casos que galhos de árvores se quebrem e arrebentem a fiação da rede elétrica. Nestes casos nunca tente retirar os galhos de árvores de passeios ou ruas e chame o corpo de bombeiros imediatamente. A fiação pode estar energizada e no meio dos galhos de árvore e as pessoas não perceberem a fiação ou não saberem se está energizada ou não e, ao tentar retirar o galho de árvore, sofrer um choque elétrico com graves queimaduras ou até a morte.