Cemig afirma que comportas do reservatório de Três Marias, no Rio São Francisco, serão abertas

Moradores da região serão retirados devido ao risco de inundações

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou que iniciará a abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias a partir da quarta-feira (12). Por meio de nota divulgada no site, a Cemig explicou que foi observado um aumento no volume de água na bacia do Rio São Francisco em decorrência das chuvas dos últimos dias. Com isso, os afluentes do Rio São Francisco – rios Pará, Paraopeba e das Velhas – também tiveram um suas vasões alteradas.

De acordo com a Cemig, a medida foi alinhada junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e deve ocorrer da seguinte forma:

  • Quarta-feira: abertura das comportas com 500 m³/s às 8h, totalizando 1.350 m³/s de defluência
  • Quinta-feira: ampliação do vertimento para 850 m³/s às 8h, totalizando 1.700 m³/s de defluência;
  • Sexta-feira: ampliação do vertimento para 1.400 m³/s às 8h, totalizando 2.250 m³/s de defluência.

A Cemig esclareceu que a abertura das comportas, que não ocorria desde 2020, é uma medida que tem como objetivo controlar a subida do reservatório. Afirmou também que “segue monitorando a condição de operação do reservatório e novas ampliações podem ser necessárias, conforme as afluências verificadas no reservatório nos próximos dias.”

A companhia detalhou que foi preciso fazer a retirada de pessoas que vivem nas ilhas do Rio São Francisco em Pirapora. A medida de retirar moradores dessa região se deve ao risco de inundações nos municípios de São Romão, São Francisco e Januária.

Foto: Divulgação/Cemig

golpes

%d blogueiros gostam disto: